Terça-feira, 29 de setembro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula x Flávio: como votam católicos e evangélicos, segundo nova pesquisa

Compartilhe esta notícia:

Na próxima semana, Lula priorizará o Sudeste; Flávio terá compromissos no RN e MA. (Foto: Reprodução)

Uma pesquisa Nexus/BTG Pactual publicada nessa segunda-feira (25) aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria um eventual segundo turno contra Flávio Bolsonaro (PL) no eleitorado católico, enquanto o senador levaria a melhor entre evangélicos. No geral, sem o recorte por religião, Lula tem 47%, ante 43% de Flávio. Brancos e nulos somam 9%, e 1% não sabe ou não respondeu.

O pré-candidato do PT marca 51% das intenções de voto no segmento católico, ante 42% de Flávio. Neste caso, há 7% de brancos/nulos e 1% de indecisos.

A situação se inverte entre os evangélicos: Flávio vai a 54% e Lula registra 36%. Há também 10% de brancos/nulos e 1% de indecisos.

Desaprovação

O levantamento indica ainda que o governo Lula é desaprovado por 48% dos eleitores, enquanto outros 47% aprovam a gestão do petista. Já 6% não souberam ou não responderam à questão.

Em comparação com os dois levantamentos anteriores, de março e abril, a desaprovação de Lula chegou ao menor valor já registrado. Em março, o índice era de 51%; um mês depois oscilou para 49% e, atualmente, está em 48%.

A aprovação, em semelhante tendência de melhora, cresceu nos últimos levantamentos, variando dentro da margem de erro. Em março, 45% aprovavam o trabalho de Lula; em abril, eram 46%; no levantamento mais recente o índice marca 47%.

Avaliação

O levantamento testou ainda como os eleitores avaliam o governo do presidente Lula. 40% dos entrevistados o consideram ruim ou péssimo, contra 37% que o avaliam como ótimo ou bom. Outros 22% afirmam que o desempenho do presidente é regular e 1% não soube ou não respondeu.

A pesquisa mostra divisão na avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o levantamento, 40% dos entrevistados classificam a gestão como “ruim” ou “péssima”, enquanto 37% consideram o governo “ótimo” ou “bom”.

Outros 22% avaliam a administração federal como “regular”. Já 1% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder.

Os dados são referentes ao mês de maio de 2026.

A pesquisa Nexus/BTG ouviu 2.045 eleitores, por telefone, entre os dias entre os dias 22 e 24 de maio. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para cima ou para baixo, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-04193/2026. (Com informações da revista CartaCapital e do portal CNN Brasil)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
“Os Estados Unidos tentarão interferir na eleição brasileira”, diz historiadora
Produtores de arroz pedem tratamento diferenciado ao RS pelo governo federal
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x