Segunda-feira, 29 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de setembro de 2025
Ameaçado de expulsão por seu próprio partido, o ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), celebrará nesta quarta-feira (17) em Belém (PA), sua base eleitoral, o recorde de 6,8 milhões de turistas estrangeiros que vieram ao Brasil. A meta agora é chegar a 10 milhões até o final do ano, outro número inédito.
A marca será atingida simbolicamente com a chegada de um voo internacional da empresa portuguesa TAP na capital paraense, reforçando o papel da cidade como sede da Conferência do Clima da ONU, a COP30, em novembro. São esperadas 50 mil pessoas para o evento climático.
Segundo o ministro, o resultado é fruto de políticas de conectividade aérea e promoção internacional do País. Entre os destaques está o programa “Conheça o Brasil: Voando”, que ampliou rotas, integrou destinos e atraiu novos mercados.
Sabino está de aviso prévio do União, que decidiu entregar seus cargos no governo até 30 de setembro. Quem permanecer sofrerá processo disciplinar da legenda.
O ministro, que é pré-candidato ao Senado em 2026, ainda tenta uma maneira de contornar o impasse e ficar no governo.
Recorde
De janeiro a agosto de 2025 o Brasil recebeu 6,52 milhões de turistas internacionais. O resultado representa um crescimento de 46,6% em relação ao mesmo período de 2024 e estabelece o maior acumulado já registrado para os oito primeiros meses do ano.
Segundo ainda o Ministério do Turismo, o volume de visitantes estrangeiros neste ano fica muito próximo do registrado em todo o ano passado, quando 6,77 milhões turistas de outros países vieram ao Brasil.
Em agosto foram 576 mil chegadas internacionais, um aumento de 37,8% em relação a agosto de 2024. Foi o melhor agosto da história, superando inclusive o recorde de 2016, quando o País recebeu 537 mil visitantes no mês, num ano marcado pelos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.
A Argentina segue liderando como principal emissor de turistas ao Brasil. No acumulado de 2025, mais de 2,6 milhões de argentinos escolheram destinos brasileiros.
Em seguida aparecem o Chile, com 539 mil visitantes, e os Estados Unidos, com mais de 516 mil turistas. Alguns países europeus – França, Portugal, Alemanha, Itália e Reino Unido – somam juntos mais de 740 mil visitantes em território nacional.
São Paulo lidera a entrada de turistas internacionais no Brasil, com mais de 1,8 milhão de visitantes. Em segundo lugar aparece o Rio de Janeiro, que recebeu 1,4 milhão de turistas de janeiro a agosto deste ano. (Com informações da Folha de S.Paulo)