Segunda-feira, 29 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lutando para permanecer no governo Lula, ministro do Turismo celebra recorde de visitantes estrangeiros ao Brasil

Compartilhe esta notícia:

Atual ministro, Celso Sabino deve formalizar sua saída nesta quarta-feira. (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

Ameaçado de expulsão por seu próprio partido, o ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), celebrará nesta quarta-feira (17) em Belém (PA), sua base eleitoral, o recorde de 6,8 milhões de turistas estrangeiros que vieram ao Brasil. A meta agora é chegar a 10 milhões até o final do ano, outro número inédito.

A marca será atingida simbolicamente com a chegada de um voo internacional da empresa portuguesa TAP na capital paraense, reforçando o papel da cidade como sede da Conferência do Clima da ONU, a COP30, em novembro. São esperadas 50 mil pessoas para o evento climático.

Segundo o ministro, o resultado é fruto de políticas de conectividade aérea e promoção internacional do País. Entre os destaques está o programa “Conheça o Brasil: Voando”, que ampliou rotas, integrou destinos e atraiu novos mercados.

Sabino está de aviso prévio do União, que decidiu entregar seus cargos no governo até 30 de setembro. Quem permanecer sofrerá processo disciplinar da legenda.

O ministro, que é pré-candidato ao Senado em 2026, ainda tenta uma maneira de contornar o impasse e ficar no governo.

Recorde

De janeiro a agosto de 2025 o Brasil recebeu 6,52 milhões de turistas internacionais. O resultado representa um crescimento de 46,6% em relação ao mesmo período de 2024 e estabelece o maior acumulado já registrado para os oito primeiros meses do ano.

Segundo ainda o Ministério do Turismo, o volume de visitantes estrangeiros neste ano fica muito próximo do registrado em todo o ano passado, quando 6,77 milhões turistas de outros países vieram ao Brasil.

Em agosto foram 576 mil chegadas internacionais, um aumento de 37,8% em relação a agosto de 2024. Foi o melhor agosto da história, superando inclusive o recorde de 2016, quando o País recebeu 537 mil visitantes no mês, num ano marcado pelos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

A Argentina segue liderando como principal emissor de turistas ao Brasil. No acumulado de 2025, mais de 2,6 milhões de argentinos escolheram destinos brasileiros.

Em seguida aparecem o Chile, com 539 mil visitantes, e os Estados Unidos, com mais de 516 mil turistas. Alguns países europeus – França, Portugal, Alemanha, Itália e Reino Unido – somam juntos mais de 740 mil visitantes em território nacional.

São Paulo lidera a entrada de turistas internacionais no Brasil, com mais de 1,8 milhão de visitantes. Em segundo lugar aparece o Rio de Janeiro, que recebeu 1,4 milhão de turistas de janeiro a agosto deste ano. (Com informações da Folha de S.Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Bolsonaro fica internado e passa a noite em hospital de Brasília após crise de pressão baixa
Pesquisa Quaest: 41% são contra anistia para todos, incluindo Bolsonaro; 36% são a favor
https://www.osul.com.br/lutando-para-permanecer-no-governo-lula-ministro-do-turismo-celebra-recorde-de-visitantes-estrangeiros-ao-brasil/ Lutando para permanecer no governo Lula, ministro do Turismo celebra recorde de visitantes estrangeiros ao Brasil 2025-09-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar