Terça-feira, 21 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de dezembro de 2019
Vanderlei Luxemburgo é o novo técnico do Palmeiras. O acerto ocorreu neste domingo, em uma reunião entre dirigentes do clube e o treinador. Luxa chega com um contrato válido por duas temporadas e salário por volta de R$ 600 mil.
O Palmeiras informou que o treinador já inicia o trabalho neste mês, indicando reforços para a próxima temporada. Ele chega com o preparador físico Antonio Melo e o ex-jogador Maurício Copertino como auxiliar. Luxa chega para substituir Mano Menezes, demitido ainda durante o Campeonato Brasileiro. Antes do acerto com Luxemburgo, o Palmeiras negociou com Jorge Sampaoli, ex-técnico do Santos, mas não conseguiu um acordo financeiro com o técnico argentino.
Vanderlei Luxemburgo tem 67 anos e retorna ao Palmeiras pela quinta vez. A primeira passagem foi entre 1993 e 94. Voltou em 95 e 96 e em 2002 e a última passagem aconteceu entre 2008 e 2009. No total, Luxa conquistou sete títulos no clube: Campeonato Paulista em 1993, 94, 96 e 2008; Rio-São Paulo em 93 e Campeonato Brasileiro em 93 e 94. Apesar dos títulos, Luxa também colecionou muitas polêmicas.
A última que decretou sua saída na quarta passagem, envolveu o atacante Keirrison. O treinador criticou publicamente o jogador pelo fato dele não ter comparecido a um treinamento, após ele receber uma proposta do Barcelona. O presidente do clube na época, Luiz Gonzaga Belluzzo, decidiu demitir o treinador alegando quebra de hierarquia.
Recado à torcida
Pouco depois de ser anunciado como novo técnico do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo mandou um recado à torcida mostrando satisfação com o acerto.
“Um abraço a você, torcedor palmeirense. Esse clube que me deu tantas alegrias. É uma honra, uma satisfação pessoal muito grande poder estar aqui. Vamos trabalhar bastante. Nada resiste ao trabalho. As competições estão aí para nós, o Palmeiras, pela grandeza que tem e vai continuar tendo na elite do futebol sul-americano e mundial, é para brigar por títulos”, disse Luxa.
“E isso nós prometemos, nós vamos brigar por títulos. Se vamos ganhar ou não, é questão de momento. Mas que vamos brigar, vamos brigar. Vamos entrar para ganhar”, completou.
Depois, Luxemburgo completou: “Conto com você, meu centroavante que sempre me ajudou a colocar a bola para dentro. Vai ser importante formarmos um elo com comissão técnica, torcida, jogadores. Juntos somos muito fortes. É uma honra estar de volta ao Palmeiras”.