Sexta-feira, 02 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 2 de janeiro de 2024
O lançamento dos novos MacBooks da Apple, com o chip M3, ganharam uma série de novas funções com a chegada da nova versão de seu sistema operacional, o Sonoma. As novidades dos produtos, responsáveis por 8,5% das vendas da empresa mundo afora, vão de comandos para personalizar a tela de início e câmera com sistema de inteligência artificial capaz de gerar reações em 3D durante videochamadas.
Para atualizar a versão do sistema operacional, vá em “Ajustes do Sistema” e clique em “Geral” e, depois, em “Atualização de software”.
Com a nova versão do novo Sonoma, a tela inicial dos Macs pode ser personalizada assim como ocorre com os iPhones. Assim, é possível destacar, em diversos tamanhos, aplicativos, como os de música e vídeo, e widgets, como calendário, lista de contatos, galeria de fotos, bloco de notas, entre outros. Para isso, basta manter pressionada a tecla “Control”, clicar na tela e escolher a opção “Editar Widgets”. Basta arrastar um widget para qualquer lugar da mesa (tela inicial). Os apps e widgets ficam ainda transparentes no momento em que o usuário inicia alguma tarefa.
É possível tirar uma foto do iPhone, e a imagem ser automaticamente enviada para o Mac. Para isso, basta clicar na tela e selecionar as opções “Importar do iPhone” e “Tirar foto”.
Quem decide fazer uma videoconferência tem novos recursos. Um deles é permitir a sobreposição entre a pessoa e o que está sendo compartilhado na tela pelo próprio usuário durante uma apresentação. A sobreposição pode ser no tamanho grande e pequeno. Com os novos recursos, é possível controlar a intensidade da luz da câmera. O sistema detecta automaticamente o rosto do usuário e o enquadra no centro.
Presente nos iPhones com o novo iOs 17, os Macs agora permitem também que suas câmeras, através de inteligência artificial, gerem reações em 3D a partir de movimentos do usuário como corações, confetes, fogos de artifício, entre outros. Basta ativar os efeitos e adicionar a reação usando apenas gestos.
O usuário consegue organizar páginas na internet em diferentes grupos, como as pesquisas para trabalho e para algo pessoal, como viagens. Para começar, abra o Safari. Na barra de menus, na parte superior da tela, selecione “Safari” e “Criar Perfil”. Basta dar um nome, adicionar cor e símbolos.
A navegação privada agora fica bloqueada e é preciso desbloquear com Face ID, Touch ID ou senha. Assim, é possível deixar as abas abertas mesmo quando estiver longe do aparelho.
O usuário pode começar a montar uma apresentação ou relatório no app “Notas” e, depois em “Compartilhar”, enviar para o Pages, no qual é possível transformar o arquivo em PDF.
O usuário pode transformar sites em aplicativos que são destacados no “dock”, a barra na parte inferior da tela inicial. Para isso, abra o Safari e o site que deseja destacar. Na barra horizontal, na parte superior da tela, clique em “Arquivo” e escolha Adicionar ao Dock.
O Mac conta com o app Dicionário de português e de inglês-português.
Ao digitar, as correções agora ficam sublinhadas temporariamente. E funcionam em português. Mas as sugestões para completar palavras e até frases só está disponível ainda em inglês.