Sexta-feira, 27 de maio de 2022

Porto Alegre
Porto Alegre
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Variedades Magnésio pode ter papel essencial no tratamento de câncer

Compartilhe esta notícia:

Estudo suíço mostra que mineral aumenta ligação das células de defesa às células infectadas por vírus ou cancerígenas. (Foto: Reprodução)

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Basileia, do Hospital Universitário de Basileia, na Suíça, e da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, comprovou que o magnésio é essencial no funcionamento do sistema imunológico, inclusive na forma como o nosso organismo combate células cancerígenas.

Em um artigo publicado recentemente na revista científica Cell, o grupo liderado pelo professor Christoph Hess mostrou que as células T precisam de uma quantidade suficiente de magnésio para operar com eficiência.

As células T, ou linfócitos T, são responsáveis por reconhecer e destruir células anormais, como as de um tumor ou até mesmo aquelas infectadas por um vírus.

Estudos anteriores já associavam dietas pobres em magnésio à evolução rápida de tumores cancerígenos em camundongos.

O grupo de Hess conseguiu comprovar que um ambiente celular rico em magnésio funciona para que os linfócitos T eliminem com mais facilidade células anômalas.

Neste caso, eles perceberam que o mineral é importante para a função de uma proteína específica da superfície dos linfócitos T, chamada de LFA-1.

Este é um local de ancoragem das células de defesa, um ponto em que elas se ligam às células infectadas ou anormais. O magnésio atua aprimorando esta ligação, segundo o estudo.

A descoberta traz esperança de tratamentos ainda mais eficazes contra o câncer, especialmente as imunoterapias.

Os cientistas mostraram, em modelos experimentais, que a resposta imune das células T contra células cancerígenas foi fortalecida pelo aumento da concentração de magnésio no local de um tumor.

“Para verificar clinicamente essa observação, agora estamos procurando maneiras de aumentar a concentração de magnésio nos tumores de maneira direcionada”, afirma Hess em comunicado.

Todavia, a descoberta não envolve a ingestão de magnésio por meio de uma dieta ou suplementação, por exemplo. Isto será objeto de um novo estudo que será conduzido pelo pesquisador Jonas Lötscher, do Departamento de Biomedicina e Imunobiologia da Universidade de Basileia.

“Como próximo passo, estamos planejando estudos prospectivos para testar o efeito clínico do magnésio como catalisador do sistema imunológico”, afirma Lötscher.

Banana falsa

Pesquisadores dizem que a planta Ensete ventricosum, nativa da Etiópia, pode ser um salva-vidas diante das mudanças climáticas. Também chamada de “banana da Etiópia”, a ensete é quase desconhecida fora do país, onde é usada para fazer mingau e pão.

A cultura dessa ‘banana falsa’ – parente próxima das espécies de banana mais comuns no mundo – tem potencial para alimentar mais de 100 milhões de pessoas em um mundo afetado pelo aquecimento global, diz um estudo publicado na revista Environmental Research Letters.

A ensete é um alimento básico na Etiópia, onde cerca de 20 milhões de pessoas dependem dela para alimentação, mas não é muito cultivada em outros locais. Pesquisas, no entanto, sugerem que a planta pode ser cultivada em uma área muito maior na África porque outras espécies selvagens da mesma família – que não são consideradas comestíveis – crescem até o sul da África do Sul.

“Esta é uma cultura que pode desempenhar um papel muito importante na segurança alimentar e no desenvolvimento sustentável”, disse Wendawek Abebe, da Universidade Hawassa, em Awasa, Etiópia.

O fruto da planta, semelhante à banana, não é comestível. Mas os caules e raízes podem ser usados ​​para fazer mingau e pão.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Preparador de elenco é denunciado pelo Ministério Público por importunação sexual contra atrizes no Rio
Ator que faz Harry Potter na Broadway é demitido após denúncia de atriz
Deixe seu comentário
Pode te interessar