Sábado, 17 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 3 de maio de 2021
Manequins amarelos foram colocados em pontos estratégicos da cidade
Foto: Gustavo Roth/EPTCA EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) iniciou nesta segunda-feira (03), em Porto Alegre, as atividades referentes ao Maio Amarelo. O objetivo é chamar a atenção da sociedade sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
A ação de impacto escolhida para marcar esse movimento neste ano utiliza manequins amarelos em pontos estratégicos da cidade, representando as pessoas, a humanização dos dados e a importância da vida, empatia e do respeito no trânsito. A programação será divulgada semanalmente nos canais oficiais da EPTC.
O conceito de duas propostas foi levado em consideração para as ações que, além dos manequins, contam com peças nas redes sociais e cursos on-line. A primeira proposta segue o tema sugerido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e a outra remete ao Movimento do Maio Amarelo, promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.
“Unimos os dois conceitos, as duas ideias que são semelhantes, para trabalhar o que todos buscamos: mais segurança no trânsito, menos acidentes e, consequentemente, feridos. Os números não tratam apenas de estatística. São famílias, pais, mães, filhos, amigos. Cada vida importa, e a preocupação de cada um com o todo é o meio para reduzir os números. Precisamos do apoio da população, além do nosso esforço diário”, explicou o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires.
O Maio Amarelo é um movimento mundial para estimular a participação da população, empresas, governos e entidades nessa conscientização. A cor amarelo foi escolhida porque representa atenção e advertência na sinalização de trânsito.