Sexta-feira, 20 de junho de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Light Rain Shower

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Maior produtor de vacinas do planeta, a Índia priorizou o Brasil para o fornecimento de vacinas contra o coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Carga com 2 milhões de vacinas da AstraZeneca/Oxford produzidas na Índia chegou no dia 22 no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. (Foto: Ministério da Saúde/Reprodução Twitter)

Maior produtor de vacinas do planeta, a Índia priorizou o Brasil para o fornecimento de vacinas contra a covid-19, afirmou o cônsul-geral do país em São Paulo, Amit Kumar Mishra. Logo após ter distribuído doses de maneira assistencial a 9 países vizinhos, como uma forma de proteger as próprias fronteiras e expandir sua presença no Sudeste Asiático, os indianos enviaram ao Brasil o primeiro lote de 2 milhões de doses produzidas pelo Instituto Serum, o maior fabricante de vacinas do mundo.

Apesar disso, a Índia frustrou os planos do Brasil ao não ter liberado as doses com antecedência – a expectativa do governo brasileiro era receber a vacina Oxford-AstraZeneca no dia 17. Na ocasião, o país asiático alegou “problemas logísticos” para liberar as doses, pois a vacinação na Índia começou no dia 16. Outros lotes estão em negociação e devem chegar em fevereiro.

Com capacidade para desenvolver 8,2 bilhões de doses de diferentes vacinas em um ano e responsável por 60% da produção mundial, a Índia continuará fornecendo vacinas contra a covid-19 a outros países de maneira gradual. “Este fornecimento será calibrado de acordo com as necessidades domésticas e a demanda e obrigações internacionais”, disse o cônsul da Índia, país de 1,4 bilhão de habitantes. Leia a seguir alguns trechos da entrevista que Amit Kumar Mishra concedeu ao jornal O Estado de S. Paulo.

– O Brasil recebeu 2 milhões de doses da vacina da Índia na semana passada. Qual o significado dessa parceria comercial para as relações bilaterais?O Brasil é o primeiro país para o qual o governo da Índia autorizou a exportação de vacinas AstraZeneca/Oxford, produzidas no Serum Institute, contra o coronavírus (após as doações a países vizinhos). A prioridade atribuída ao fornecimento de vacinas ao Brasil reflete nossas fortes relações e cooperação estreita na área de saúde. A Índia está com o Brasil na luta contra a pandemia covid-19. As empresas indianas também estão em conversas com o Brasil para suprimentos adicionais de vacinas contra o coronavírus.”

– Além de Brasil e Marrocos, com quais países a Índia já assinou acordos? E com quem está fazendo negociações? “O governo da Índia recebeu vários pedidos de países vizinhos e parceiros importantes. Os suprimentos de vacinas em andamento são parte da iniciativa ‘VaccineMaitri’ (palavra em hindi que significa amizade), sob a qual mais de 5 milhões de doses da vacina foram fornecidas como assistência a Butão, Bangladesh, Nepal, Mianmar, Maurício, Maldivas e Seychelles. Outros países como Sri Lanka, Afeganistão e Jamaica também devem receber vacinas como assistência. Além disso, 9 milhões de doses da vacina foram entregues a Brasil, Marrocos e Bangladesh em vendas comerciais. Vários países abordaram a Índia para a compra de vacinas. Suprimentos comerciais serão enviados para Arábia Saudita, África do Sul, Mianmar e Sri Lanka nos próximos dias.”

– Qual é hoje a capacidade de produção de vacinas da Índia?A Índia é um dos maiores produtores mundiais de vacinas, com participação de 60% da produção global. A Organização Mundial da Saúde fornece 70% de suas vacinas de imunização essenciais da Índia. As empresas indianas fornecem 1,5 bilhão de doses anualmente para mais de 150 países. Os principais fabricantes indianos de vacinas têm capacidade para fabricar 8,2 bilhões de doses de diferentes vacinas em um ano. O Serum Institute é o maior fabricante de vacinas do mundo em doses produzidas e vendidas globalmente.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

A Caixa anuncia a abertura de 75 novas agências, na contramão do Banco do Brasil
Vacina da Novavax contra o coronavírus tem eficácia de 89,3%
https://www.osul.com.br/maior-produtor-de-vacinas-do-planeta-a-india-priorizou-o-brasil-para-o-fornecimento-de-vacinas-contra-o-coronavirus/ Maior produtor de vacinas do planeta, a Índia priorizou o Brasil para o fornecimento de vacinas contra o coronavírus 2021-01-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar