Terça-feira, 30 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 30 de setembro de 2025
A vacinação foi um dos pilares da operação
Foto: Paulo Pinto/Agência BrasilDurante os 92 dias da Operação Inverno, realizada entre 29 de junho e 28 de setembro, a população de Porto Alegre teve ampliado o acesso à atenção básica, com atendimento aos finais de semana.
Aos sábados e domingos, foram realizadas 11.658 consultas médicas e de enfermagem, com destaque para o acolhimento de 3.793 pessoas com sintomas respiratórios. A resposta das equipes contribuiu para evitar complicações e reduzir a pressão sobre os serviços de urgência.
A vacinação foi um dos pilares da operação: 8.526 pessoas foram vacinadas, totalizando 10.602 doses aplicadas. Além disso, 9.896 receitas médicas foram emitidas e 21.993 medicamentos dispensados, garantindo que os pacientes tivessem acesso ao tratamento necessário.
“A Operação Inverno mostrou que o cuidado contínuo e próximo da população é fundamental. Mas o trabalho não termina aqui”, reforça o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.
A prefeitura faz um chamado à população para que mantenha a caderneta de vacinação atualizada. A proteção contra gripe, Covid-19 (para os grupos prioritários), sarampo, HPV e outras do calendário continua sendo essencial para evitar surtos e proteger toda a população.
“Pedimos que as pessoas procurem a unidade de saúde mais próxima da sua casa. A vacinação é para todos: crianças, adultos e idosos. Cuidar da saúde é um compromisso coletivo”, complementa Ritter.