Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Mais de 220 companhias são alvo de vírus no Brasil: sites adotam cautela e revisam segurança após ataque cibernético

Compartilhe esta notícia:

A lista brasileira conta com empresas dos setores de tecnologia. (Foto: Reprodução)

O número de contaminações de empresas brasileiras pelo ataque com o vírus WannaCry pode ter passado de 220. No levantamento, que foi atualizado pela última vez no sábado, o número total de máquinas contaminadas passava de 1,1 mil, ou 0,5% do total global.

A contaminação não indica que a empresa foi efetivamente atacada e teve seus dados sequestrados. O vírus pode ter sido eliminado da rede antes de se propagar, ou começar a funcionar. O levantamento foi feito levando em conta os pedidos de acesso ao site usado pelo vírus para se difundir.

O endereço descoberto pelo especialista em segurança inglês conhecido como Malwaretech, de 22 anos, acabou sendo a ferramenta que interrompeu a disseminação e foi apelidado de “botão de desligar” da ameaça.

A estimativa é que mais de 200 mil computadores em 153 países tenham sido afetados. No site GitHub Gist, usado por programadores para compartilhar informações, o português consta como um dos 28 pacotes de línguas do vírus, que pede um resgate entre US$ 300 e US$ 600, pagos na moeda virtual bitcoin, para devolver o acesso. Não está claro, porém, se é o português do Brasil ou de Portugal.

A lista brasileira conta, principalmente, com empresas dos setores de tecnologia e telecomunicações. Mas há também grupos de outros setores, como aviação, financeiro, seguros, bebidas, petróleo e propaganda.

O número total de infecções no país pode ser ainda maior que essas 1,1 mil máquinas já que não há um repositório central de dados. Na lista não está, por exemplo, o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), que teve 275 de suas 55 mil máquinas (0,5%) afetadas. Na sexta-feira, quando detectou a infecção, o TJ-SP recomendou que os funcionários desligassem seus computadores. “Não houve perda de dados dos processos em andamento no Judiciário Paulista. A área técnica continua trabalhando para garantir o funcionamento dos serviços “, informou a assessoria de imprensa do tribunal por meio de nota.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Lula por envolvimento na venda de medida provisória com incentivos fiscais a montadoras em 2009
Projeto de lei que reforma o Código Penal cria o delito de estupro coletivo e exibição de cena de sexo por vingança, mas também prevê a redução da pena para violência sexual sem graves danos à vítima, como apalpar partes íntimas ou forçar um beijo
https://www.osul.com.br/mais-de-220-companhias-sao-alvo-de-virus-no-brasil-sites-adotam-cautela-e-revisam-seguranca-apos-ataque-cibernetico/ Mais de 220 companhias são alvo de vírus no Brasil: sites adotam cautela e revisam segurança após ataque cibernético 2017-05-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar