Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Mais de 30 mil doses de vacina contra o coronavírus já foram aplicadas em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Sintomas como fadiga, falta de ar, dores, palpitações e dificuldades de memória e concentração são comuns. (Foto: Divulgação SMS/PMPA)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre registrou a aplicação de 30.227 doses de vacina CoronaVac contra a covid-19 até as 19h dessa quarta-feira (27). Do total, 18.182 doses foram recebidas por profissionais de saúde, 11.660 por idosos, acamados e pessoas com deficiência institucionalizados e 385 por populações indígenas e quilombolas.

Os dados são obtidos no painel de monitoramento que acompanha a evolução da campanha na capital, chamado de “vacinômetro”. As 30.227 doses correspondem a 29,88% da meta do público-alvo da primeira fase da campanha. As informações são atualizadas constantemente, a partir da inserção de dados das instituições de saúde.

Nessa quarta, equipes de profissionais da SMS percorreram 16 instituições de longa permanência de idosos e visitaram pessoas acamadas, em suas residências, para fazer a imunização. A chuva forte que ocorreu à tarde acabou alterando a programação de algumas equipes de saúde, como aconteceu nas regiões Norte Eixo Baltazar e Leste Nordeste, que encerraram a vacinação mais cedo.

Até esta sexta-feira (29), prossegue a imunização de populações indígenas e quilombolas que vivem na capital. A previsão é de que 1,5 mil pessoas sejam vacinadas, das quais mil quilombolas e 500 indígenas.

Vacina para idosos acamados

Para receber a vacina da covid-19 no domicílio, idosos acima de 60 anos que sejam acamados, com dificuldade de locomoção por deficiência ou imunodeprimidos têm mais um contato à disposição: WhatsApp (51) 99388-0881 ou canais do 156.

A solicitação de vacina pode ser feita também pelos canais digitais de atendimento ao cidadão da prefeitura. O aplicativo #EuFaçoPOA, exclusivo para celulares e tablets, e o 156Web Conecta Cidadão, que oferece ainda LiveChat para solução de dúvidas, são alternativas ao atendimento telefônico 156, onde há fila de espera.

Além do aumento na procura por informações sobre a vacina, o cadastro para recebimento da dose demanda um maior número de informações. Assim, também estão disponíveis os e-mails 156poa@portoalegre.rs.gov.br e ouvidoria@sms.prefpoa.com.br, o telefone 136, e o WhatsApp (51) 32892656.

Para facilitar o atendimento, é necessário ter em mãos o número do CPF e do cartão do SUS (15 dígitos). Os demais dados para o cadastro são: nome do paciente, data de nascimento, nome da mãe, qual a Unidade de Saúde de Referência, confirmação da condição de acamado, se há dificuldade de locomoção, e se conta com auxílio de cuidadores.

Após a solicitação, a equipe da Unidade de Saúde entrará em contato com a família para agendar data e horário para a vacinação. Os profissionais que irão vacinar nos domicílios e nas instituições estarão devidamente identificados.

Desde o início do serviço, na segunda-feira (25), o Atendimento 156 por telefone registra uma alta na demanda por informações relativas à vacina. O número de chamadas cresceu 68%, com alta de 323% nas ligações para opção 6 – Saúde. Foram 3.677 chamadas na segunda, sendo 1.667 referentes à Saúde, e 3.869 (1.867 para Saúde) na terça (26), enquanto a média diária é de 1.300 chamadas.

O tempo de duração do atendimento também dobrou, saltando de uma média de dois minutos para quatro minutos. A prefeitura reitera que o Atendimento 156, tanto on-line ou por telefone, funciona também fora do horário comercial, disponível 24h e nos sete dias da semana, inclusive feriados.

Fases de vacinação

A vacinação contra o coronavírus ocorrerá em fases, de acordo com grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Além dos idosos institucionalizados, dos idosos acamados (que ficam restritos ao leito) e das pessoas com deficiência institucionalizadas (a partir de 18 anos), que devem procurar o 156 para informações e agendamento da vacina, o município está vacinando os seguintes públicos:

– profissionais de saúde que atuam na linha de frente em hospitais e serviços de pronto atendimento que prestem assistência a pessoas com suspeita ou confirmação de covid-19;

– profissionais de saúde que atuam nas Unidades de Saúde;

– e a população indígena e quilombola.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Prefeito de Porto Alegre defende modelo de transporte público com foco no interesse do cidadão
Relatório de balneabilidade aponta cinco pontos próprios para banho em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/mais-de-30-mil-doses-de-vacina-contra-o-coronavirus-ja-foram-aplicadas-em-porto-alegre/ Mais de 30 mil doses de vacina contra o coronavírus já foram aplicadas em Porto Alegre 2021-01-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar