Domingo, 28 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 14 de abril de 2019
A segunda edição do Pedal da Paz motivou a confraternização de mais de 400 ciclistas, muitos deles fantasiados, na manhã deste domingo (14). A concentração ocorreu na Praça Júlio Mesquita, imediações da Usina do Gasômetro. O evento, que arrecadou alimentos não perecíveis na inscrição dos participantes, a serem doados para uma instituição filantrópica da Capital, foi marcado por uma pedalada de 12 quilômetros pela orla do Guaíba. A pedalada comemorou também o Dia Mundial do Ciclista (15). A promoção foi da prefeitura, pela Empresa Pública de Transporte e Circulação, em parceria com as secretarias municipais da Mobilidade Urbana (Smim), de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), de Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).
A programação incluiu atividades físicas de aquecimento para a pedalada, com percurso da av. Edvaldo Pereira Paiva até a av. Diário de Notícias. O evento também contou com food trucks, um show musical do cantor Charles Busker e premiações para os ciclistas mais criativos de acordo com os seguintes itens: bike mais colorida, bike mais original, bike fantasia, bike pet, maior grupo organizado, ciclista mais jovem e o ciclista mais idoso. Ações educativas orientaram os presentes para uma circulação mais segura, com um maior respeito e cuidado nas relações entre os diversos modais no trânsito da cidade.
O evento foi marcado por muita alegria e descontração. Vanessa Lopes compareceu vestida de Super-Girl. “Eu, ao lado de meus amigos, também fiz questão de participar bem descontraída. A Pedalada da Paz representa uma festa de amizade, de muita felicidade. Parabéns aos participantes e aos organizadores”. Laucemir Azambuja, junto com sua irmã, Simone, levou a mascote Sofia, uma cachorrinha de oito anos, toda fantasiada. “Estamos muito felizes com este evento. Participamos dos grupos Pedalegre e BikePOA. Sempre levamos a Sofia junto nos eventos. Aqui não poderia ter sido diferente. Ela já está bem acostumada com toda esta movimentação”. O taxista Newton Boa Nova compareceu vestido de coelhinho da páscoa. Ele fez questão de mandar sua mensagem de uma boa páscoa a todos. “O evento está maravilhoso, de muita descontração e união. Aproveito esta pedalada para desejar muitas felicidades e paz a todos nesta páscoa”.
Em meio aos participantes, o diretor-presidente da EPTC, Fabio Berwanger Juliano, que também é ciclista, demonstrava toda a sua satisfação pelo êxito do encontro. “Quero agradecer a todos pela participação nesta segunda edição do Pedal da Paz. Além de fortalecer o espírito de confraternização entre as pessoas, este evento estimula o uso da bicicleta na circulação da cidade. É um modal sustentável, cada vez mais inserido no nosso trânsito, que não polui, eficiente nos deslocamentos, acessível a toda a população, uma forma saudável de exercício físico e que reduz os congestionamentos.”
O evento teve o apoio das seguintes empresas parceiras da EPTC: PedAlegre, Sindiatacadistas, Cataventus, Liga de Heróica, Cicloatividade, Ciclerama, Volta e-bike, Loop e Tembici.