Sexta-feira, 18 de Setembro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
25°
Fair

Agro Mais de 450 toneladas de sementes piratas de soja são apreendidas no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Essa é a maior operação relacionada ao comércio de sementes piratas de soja executada no Estado

Foto: Divulgação
Essa é a maior operação relacionada ao comércio de sementes piratas de soja executada no Estado. (Foto: Divulgação)

A Operação Bijuteria apreendeu mais de 450 toneladas de sementes de soja com suspeita de pirataria nos municípios gaúchos de Santa Bárbara do Sul, Carazinho e Almirante Tamandaré do Sul.

A ação, deflagrada na quinta-feira (06) pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Polícia Civil, cumpriu 14 mandados de busca e apreensão.

“Considerando o preço-base, as sementes apreendidas representam mais de R$ 1,5 milhão. Algumas estavam ofertadas como sementes originais, de custo ainda maior”, explicou a chefe-adjunta da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários da secretaria, Rita Antochevis.

Durante a operação, fiscais constataram outras irregularidades no uso e armazenamento de agrotóxicos em propriedades rurais, além de crimes ambientais de queima e outras destinações incorretas de embalagens vazias dos produtos. As equipes ainda identificaram que algumas das propriedades investigadas utilizavam agrotóxicos proibidos no Brasil.

Amostras das sementes apreendidas foram encaminhadas para análise. Os investigados foram autuados pela secretaria. No âmbito criminal, os suspeitos devem responder por organização criminosa e estelionato. Os indícios de contrabando identificados serão encaminhados à Polícia Federal. As investigações começaram em junho.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação é demitida
Caixa Econômica Federal paga o auxílio emergencial para nascidos em junho
Deixe seu comentário
Pode te interessar