Quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
16°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Mais de 70% dos serviços públicos brasileiros já são digitais

Compartilhe esta notícia:

O serviço mais acessado até o momento é a carteira digital de trânsito

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O serviço mais acessado até o momento é a carteira digital de trânsito. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Solicitação de identidade, pagamento de impostos, agendamentos, alterações e transferência de titularidades – serviços que há alguns anos só poderiam ser realizados presencialmente ou por documentos físicos – agora contam com plataformas digitais de fácil acesso.

Segundo dados disponibilizados pelo governo federal, mais de 100 milhões de solicitações que teriam sido presenciais foram atendidas digitalmente graças à chamada transformação digital – adoção de tecnologia e inovação para o atendimento de clientes.

Dos quase 4,5 mil serviços oferecidos pela administração pública para cidadãos e empresas, cerca de 3 mil já possuem trâmite totalmente digital e podem ser acessados pelo computador ou por smartphones. Desses, 1,4 mil foram digitalizados ainda em 2019. “O objetivo é oferecer políticas públicas e serviços de melhor qualidade, mais simples e acessíveis a qualquer hora e lugar, a um custo menor para o cidadão”, informou o governo.

“Esses mais de 3 mil serviços digitais mostram que o governo está aqui para servir ao Brasil, seja com a redução do tamanho do Estado, seja com os investimentos que têm sido feitos para agilizar e ampliar a capacidade de comunicação com o cidadão. Desde o início do governo, já foram digitalizados cerca de 1,4 mil serviços. Agora, o cidadão pega seu celular e fala diretamente com o governo”, disse o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Onyx Lorenzoni.

Serviços mais acessados

O serviço mais acessado até o momento é a carteira digital de trânsito, que já é utilizada por 22,4 milhões de brasileiros. Em segundo lugar, está a carteira de trabalho digital, com 17,8 milhões de usuários. Os serviços do INSS vêm em terceiro, com pouco mais de 11 milhões de usuários.

Serviços como registro para pesca amadora, certificados veterinários para animais domésticos, licença de importação de bebidas, solicitação de seguro-desemprego, inscrição e verificação das etapas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e do Prouni (Programa Universidade para Todos) estão disponíveis para acesso digital.

Plataforma Gov.br

Agregadora dos principais serviços oferecidos pelo governo, a plataforma Gov.br reúne múltiplos órgãos e pastas, o que facilita e centraliza as demandas do cidadão por serviços digitais.

“O gov.br é o programa de governo que representa três pilares fundamentais para a evolução do Estado brasileiro: o combate à burocracia, a melhoria da administração pública e a transformação digital. Num futuro próximo, o Estado será um ente quase que totalmente digital, prestando serviços e se relacionando com os cidadãos através do gov.br”, explicou o secretário de Modernização da Administração Federal, José Roberto Fernandes Júnior.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Massa de ar polar chega ao Brasil com possibilidade de neve no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina
“Se eu estivesse coordenando a pandemia, não teria morrido tanta gente”, afirma Bolsonaro
Deixe seu comentário
Pode te interessar