Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Variedades Maju Coutinho apresentará a cerimônia da premiação Jabuti

Compartilhe esta notícia:

Com 42 anos, Maju é a primeira mulher negra a fazer parte de forma fixa do corpo jornalístico do "Jornal Nacional". (Foto: Divulgação)

Âncora do Jornal Hoje, da TV Globo, a jornalista paulistana Maria Júlia “Maju” Coutinho será a apresentadora da cerimônia de entrega da 62ª edição do Prêmio Jabuti. Marcada para 26 de novembro, às 19h, com transmissão pelas redes sociais da Câmara Brasileira do Livro, o evento virtual revelará o vencedor do prêmio de Livro do Ano de 2020 (o principal do Jabuti), além dos vencedores de cada uma das 20 categorias.

Com 42 anos, Coutinho é a primeira mulher negra a fazer parte de forma fixa do corpo jornalístico do “Jornal Nacional”, onde ela apresentou a previsão do tempo entre 2015 e 2019. Ela também teve passagem pelo “Jornal da Cultura”, em 2005. Em janeiro de 2016, foi eleita pela equipe do jornal O Globo a personalidade do ano na categoria Segundo Caderno/+TV

Na cerimônia, será prestada uma homenagem à escritora Adélia Prado, escolhida Personalidade Literária de 2020. Ao autor de cada uma das 20 categorias, caberá também uma premiação em dinheiro no valor de R$ 5 mil reais. O autor premiado com o Livro do Ano recebe R$ 100 mil.

Na categoria mais disputada, a de Romance Literário, concorrem “Marrom e Amarelo”, de Paulo Scott, “Torto arado”, de Itamar Vieira Junior, “Essa gente”, de Chico Buarque”, “Carta à rainha louca”, de Maria Valéria Rezende, e “Todos os santos”, de Adriana Lisboa.

Nas categorias de não ficção, concorrem autores celebrados, como a filósofa Djamila Ribeiro, o pensador indígena Ailton Krenak, a antropóloga Lilia Moritz Schwarcz e a historiadora Heloisa Starling.

Em maio, o curador do Jabuti, Pedro Almeida renunciou após ser duramente criticado por escritores e intelectuais por ter publicado, nas redes sociais, um texto minimizando a pandemia de Covid-19. Almeida escreveu que os brasileiros estavam sendo “enganados” sobre as mortes por coronavírus. Segundo dele, não havia “um dado claro” que indicasse “a necessidade de parar o país e ferrar com a economia”. Depois de um abaixo-assinado que exigia sua saída, ele entregou o cargo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Entenda a batalha de Britney Spears para se livrar da tutela do pai
Sthefany Brito desabafa sobre a experiência do pós-parto: “Amamentar está dolorido. Vontade de chorar”
https://www.osul.com.br/maju-coutinho-apresentara-a-cerimonia-da-premiacao-jabuti/ Maju Coutinho apresentará a cerimônia da premiação Jabuti 2020-11-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar