Domingo, 19 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 25 de fevereiro de 2022
Uma cena ocorrida diante do avanço das forças russas na Ucrânia lembrou uma cena histórica, ocorrida em 1989, durante protesto na Praça Tiananmen (Paz Celestial), na cidade de Pequim, na China. Um vídeo registrando a ação viralizou nas redes sociais.
Um manifestante solitário tentou deter a pé blindados russos que passavam por uma estrada ucraniana, ecoando o gesto do ativista chinês, que se postou na frente de uma fileira de tanques de guerra. O homem não identificado virou símbolo da resistência pacífica à opressão.
Na quinta-feira, as forças russas iniciaram a invasão da Ucrânia. A cena do manifestante solitário diante dos blindados marcados com “Z” teria sido registrada nas primeiras horas da incursão militar, em região perto da Crimeia.
Milhares de pessoas morreram nos dias 3 e 4 de junho de 1989, quando o Partido Comunista Chinês enviou tanques do Exército para colocar fim a sete semanas de manifestações pró-democracia em pleno centro de Pequim, qualificadas pelo regime de “revolta antirrevolucionária”. O manifestante que desafiou os blindados até hoje é conhecido mundo afora apenas como o “homem do tanque”.