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Marcas & Veículos Marca Alpine está completando 60 anos em 2015

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Alpine Goodwood Celebration 2015
Modelo especial foi produzido especialmente para a celebração. Foto: Divulgação

Para celebrar seus 60 anos, a Alpine apresentou o show car Alpine Celebration Goodwood no Festival de Velocidade de Goodwood, em junho. As celebrações continuarão durante o ano, com festividades incluem performances e exposições sobre o passado do modelo.

O novo show car Alpine Celebration é a peça principal na exposição da célebre marca de carros esportivos no Festival de Velocidade de Goodwood de 2015. Neste ano, a Alpine celebra 60 anos de carros esportivos e de passeio em Goodwood com performances e exposições, com Alpine Celebration Goodwood e vários modelos do passado, incluindo os modelos Alpine A106, Alpine A108, Alpine A110, Alpine M65, Alpine A110 1800 Grupo 4, Alpine A442B – pilotado por René Arnoux e o Protótipo Signatech-Alpine A450b.

Os carros – Alpine Celebration Goodwood

Alpine Celebration Goodwood 2015

Alpine Celebration Goodwood 2015. Foto: Divulgação

Carro esportivo compacto, inspirado no universo da Alpine com o DNA das competições, o Alpine Celebration Goodwood é um cupê de dois lugares com linhas fluidas e apuradas. Ornado com um brasão na lateral e na traseira, suas cores foram especialmente criadas para o Festival de Velocidade de Goodwood para comemorar os 60 anos do patrimônio Alpine. O azul intenso da carroceria remete ao do protótipo Alpine que fez um retorno vitorioso às provas de Endurance em 2013. Ele remete ao azul dos diferentes modelos Alpine no início da epopeia das 24 Horas de Le Mans, de 1963 a 1969 (M63, M64, M65, A210, A220 e A110) que defenderam com bravura as cores francesas no circuito localizado na região de Sarthe.

Os carros – Alpine A106

Alpine 106

Alpine 106. Foto: Divulgação

Primeiro carro de série produzido por Rédélé, o A106 era baseado no famoso hatch 4CV e suas diferentes versões, ao volante das quais o fundador da marca havia competido com sucesso. Rédélé pensava que, com uma carroceria mais leve, o 4CV seria ainda mais performante. Na verdade, ele já havia pedido ao talentoso designer italiano Giovanni Michelotti para desenvolver uma carroceria mais leve de alumínio para o 4CV, fazendo dele um cupê único, elaborado pelo encarroçador Allemano. O 4CV Special Sport bateu todos seus concorrentes no Rali de Dieppe, em 1953.

Os carros – Alpine A108

Alpine 108

Alpine 108. Foto: Divulgação

O A108 era uma versão cupê do A106 cabriolé assinado por Michelotti, com base no Dauphine que havia sucedido o 4CV. Ele foi apresentado ao lado do A106 no Salão do Automóvel de Paris de 1957, motorizado por um quatro cilindros Dauphine 845 de cm3 Gordini de 37 cavalos. Assim como seus predecessores, o A108 era concebido com uma carroceria de fibra de vidro fixada sobre uma plataforma de aço embutido. Mas Rédélé desenvolveu uma versão mais evoluída, chamada GT4, montada sobre um chassi monobloco de aço com berço dianteiro / traseiro, nos quais eram fixadas a suspensão, o bloco do motor e a direção. Com sua distância entre eixos 7 cm mais longa, o GT4 apareceu em 1963, um ano após o lançamento do Lotus Elan, concebido com as mesmas características.

Os carros – Alpine A110

Alpine 110

Alpine 110. Foto: Divulgação

O A110 Berlinette era uma versão bastante evoluída do A108. Ele empregava mais elementos mecânicos do Renault R8 do que do Dauphine e era motorizado por uma gama de motores ainda mais potentes. Assim como o Alpine GT4, o A110 era montado sobre um chassi monobloco sobre o qual era montada a parte mecânica, e sua carroceria leve de fibra de vidro dava a ele uma silhueta bastante raçuda. Lançado com um motor 1108 de cm3, o A110 teve posteriormente um motor de 1255 cm3, seguido de 1565, 1605, e finalmente um propulsor de 1647 cm3, originário do Berlinette SX. Com o passar dos anos, ele evoluiu pouco esteticamente, pois seu design original já era bastante atraente. Dentre as poucas mudanças feitas, foi instalada uma grade com quatro faróis, para-lamas mais largos, um radiador montado na frente, uma saia traseira removível, um novo desenho para as rodas, entre outros…

Os carros – Alpine M65

Alpine M65

Alpine M65. Foto: Divulgação

Protótipo concebido para as competições, o M65 foi desenvolvido durante um período próspero para as corridas de Endurance, que começou com o “Rendimento Energético”. Este engenhoso regulamento, que classificava os veículos em função da eficácia e velocidade, promoveu toda espécie de experiências mecânicas, tipos de motores e explorações aerodinâmicas. O Alpine venceu esta classificação em 1964, com o M64.

Os carros – Alpine A110 1800 Grupo 4

 

Versão de corrida do A110, este Grupo 4 era propulsionado pelo maior motor até então utilizado neste modelo. Antes de suas primeiras derrotas, ele teve um grande período de sucesso em ralis, com um título no Campeonato Mundial dos Ralis em 1973.

Os carros – Alpine A442B

Alpine A442B

Alpine A442B, dirigido por René Arnoux. Foto: Divulgação

Foi com este modelo que a Alpine venceu as 24 Horas de Le Mans de 1978, graças a Jean-Pierre Jaussaud e Didier Pironi, depois de cinco anos de luta. O A442B era uma evolução da versão A440 com motor atmosférico, do A441 e do A442 com motor turbo. Ele teve cinco grandes vitórias no Campeonato Mundial de Carros Esportivos, mas também várias desilusões, antes de sua última vitória, em 1978. Em Goodwood 2015, o modelo foi pilotado por René Arnoux.

Signatech-Alpine A450b

Protótipo Signatech-Alpine A450b

Protótipo Signatech-Alpine A450b. Foto: Divulgação

Diretamente originário das 24 Horas de Le Mans, o Alpine 450b evoluiu no Campeonato Mundial de Endurance da FIA, após dois títulos consecutivos no European Le Mans Series (ELMS). Após estas duas campanhas vitoriosas, a Alpine decidiu se lançar no campeonato Mundial (WEC) em 2015, com o Alpine A450b participando das oito etapas da temporada.

A origem da Alpine

A Alpine nasceu do amor de um homem pelo Renault 4CV, sua paixão pela corrida de carros e seu senso apurado dos negócios. Nascido em 1922, seu pai era concessionário Renault, tendo sido nomeado pelo próprio Louis Renault – e o próprio Jean Rédélé também foi concessionário Renault durante 24 anos. Antes disso, ele havia cursado uma escola de comércio, tendo feito um estágio na Renault. Sua visão revolucionária para a estratégia da empresa fez com que ele fosse convocado Presidente de Renault Pierre Dreyfus, o que lhe abriu as portas da concessionária Renault de Dieppe.

 

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https://www.osul.com.br/marca-alpine-esta-completando-60-anos-em-2015/ Marca Alpine está completando 60 anos em 2015 2015-07-14
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