Sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Marchezan assina decreto que declara Esqueletão utilidade pública

Compartilhe esta notícia:

Prédio de 19 andares está localizado no Centro Histórico. (Foto: Luciano Lanes/PMPA)

O prefeito Nelson Marchezan Júnior assinou o decreto que declara o Edifício Galeria XV de Novembro, popularmente conhecido como Esqueletão, imóvel de utilidade pública. O prédio de 19 andares está localizado na esquina das rua Marechal Floriano com avenida Otávio Rocha, no Centro Histórico, em Porto Alegre. O documento foi publicado do Diário Oficial de Porto Alegre nesta segunda-feira (11).

Com o decreto, a prefeitura pode ajuizar ação de desapropriação do imóvel inacabado, que tem a estrutura comprometida e corre risco crítico de desabamento, em virtude de um incêndio e comprometimento da estrutura, que está exposta à intempérie há décadas.

Em julho do ano passado o Ministério Público pediu a demolição da edificação, ação que está sob análise da Justiça. A construção do prédio foi iniciada na década de 1950 pela Sociedade Brasileira. A prefeitura tenta ao longo do tempo solucionar o caso, com ações administrativas que envolveram fiscalização e interdições. A primeira delas foi em 1988.

Em 2005, o Município voltou a interditar andares e salas desocupados, cumprindo decisão judicial na ação movida pelo Município.O prédio acumula dívidas de IPTU de mais de R$ 200 mil em cobrança administrativa e mais de R$1,4 milhão em cobrança judicial. Há unidades com os tributos em dia. O decreto possibilita que seja dada destinação adequada ao imóvel, seja a reconstrução ou demolição.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Governador gaúcho e a ministra do Supremo Cármen Lúcia se reúnem em Brasília
Saiba como comprar passagens aéreas mais baratas com uma Rede Virtual Privada
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar