Sexta-feira, 07 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 31 de maio de 2017
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello foi escolhido nessa quinta-feira como novo relator das investigações que envolvem o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), a partir da delação premiada de executivos da JBS/Friboi. O magistrado também será responsável pela condução do inquérito sobre a jornalista Andrea Neves, irmã de Aécio, presa há duas semanas pela Operação Patmos, da PF (Polícia Federal), por suspeita de intermediar pagamentos de propina ao parlamentar tucano, de quem seria operadora.
A troca de relator foi confirmada após decisão do antigo relator, Luiz Edson Fachin, que atendeu a uma solicitação encaminhada pelos advogados de defesa do senador e determinou o desmembramento e redistribuição do inquérito sobre o caso na Corte máxima. A escolha de Marco Aurélio foi realizada por meio de sorteio no sistema processual eletrônico do STF.
Na semana passada, em um recurso encaminhado ao Supremo, após ser afastado do mandato por Fachin, Aécio Neves argumentou que a investigação não deveria permanecer com o ministro e que a decisão do ministro Fachin, relator da Operação Lava-Jato na Casa, não poderia ser tomada individualmente, e sim pela Segunda Turma do STF.