Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 4 de maio de 2020
Atriz foi acusada de racista por internautas
Foto: Paulo Belote/TV GloboAlém de Mel Maia, outro nome que esteve nos Trending Topics deste domingo (03) foi o de Marina Ruy Barbosa, que também participou da live do DJ Alok no sábado (02). Atualmente no ar em “Totalmente Demais”, da TV Globo, que está sendo reexibida durante a quarentena, a atriz foi “cancelada” nas redes sociais neste fim de semana.
A polêmica começou quando algum usuário do Twitter fez uma postagem lembrando que o tataravô da atriz, o diplomata Rui Barbosa, havia ordenado que queimassem matrículas e registros de posse e movimentação patrimonial de escravos em 1890, alegando que ele o havia feito para “apagar” a escravidão da história do Brasil.
A versão foi replicada por diversos internautas, que chegaram até a desenterrar uma entrevista que a atriz deu para Regina Casé no programa “Esquenta!” em 2014, em que dizia que tinha orgulho de seu tataravó, para acusá-la de racista.
No entanto, outros usuários da rede social defenderam que a queima dos arquivos foi a forma que Rui Barbosa encontrou, à época, para inviabilizar o cálculo de indenizações que estavam sendo reivindicadas por antigos proprietários de escravos, ajudando, então, a concretizar a Abolição da Escravatura no Brasil. Grande parte do Twitter chamou a atenção para o excesso de militância circundando a rede social.