Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Médicos estão proibidos de se fotografar com pacientes na internet

Compartilhe esta notícia:

CFM também pede aos conselhos regionais que investiguem práticas suspeitas. (Foto: reprodução)

O CFM (Conselho Federal de Medicina) publicará nesta semana uma resolução que proíbe médicos de publicar na internet “selfies” (autorretratos) com pacientes. A medida está incluída em um pacote de proibições com objetivo de limitar o “sensacionalismo e a autopromoção” dos médicos, afirma um comunicado do conselho.

As novas regras, que constam na Resolução CFM nº 2.126/2015 e que devem ser publicadas no Diário Oficial da União, também impedem médicos de participarem de anúncios comerciais, mesmo que não sejam de produtos de saúde. Sendo assim, se encaixam alimentos e artigos de higiene e limpeza, entre outros.

Veto

As “selfies” foram vetadas após a constatação de que um grande número de médicos estava postando fotos de pacientes em redes sociais sem seu consentimento. “Trata-se de uma decisão que protege a privacidade e o anonimato inerentes ao ato médico”, afirmou o corregedor do CFM, José Fernando Maia Vinagre. As regras passam a valer a partir da data de sua publicação.

O uso de redes sociais continua sendo vedado para promoção de serviços. Médicos não podem usar Facebook ou Twitter, por exemplo, para divulgar endereço e telefone de consultórios ou clínicas. O CFM ainda orienta aos conselhos regionais a investigarem suspeitas de burla à orientação contra a autopromoção por meio da colaboração com outras pessoas ou empresas. Deve ser apurada a publicação de imagens do tipo “antes” e “depois” por não médicos, de modo reiterado ou sistemático, assim como a oferta de elogios a técnicas e aos resultados de procedimentos feitos por pacientes ou leigos associando-os à ação de um profissional da medicina.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Agente aconselha pai de Neymar a colocar dinheiro em “paraísos fiscais”
Após 39 dias, prefeita foragida que ostentava luxo na internet se entrega à Polícia Federal
https://www.osul.com.br/medicos-estao-proibidos-de-se-fotografar-com-pacientes-na-internet/ Médicos estão proibidos de se fotografar com pacientes na internet 2015-09-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar