Sexta-feira, 07 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O ministro da Fazenda diz que sua avaliação é que Michel Temer e o governo continuam

Compartilhe esta notícia:

Ministro publicou vídeo nas redes sociais. (Foto: Reprodução)

Em meio ao crescimento da crise política e o aumento das incertezas sobre o governo, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesse sábado que o presidente Michel Temer “continua”, assim como a equipe econômica. Em um vídeo divulgado pelo Twitter do governo federal, Meirelles disse ainda que a economia brasileira está em “trajetória de recuperação” e que isso é mérito de Temer e da equipe econômica.

“Como já tenho dito, a nossa avaliação é que o presidente Temer continua, que esse governo continua, a equipe econômica está junto e foi escolhida por ele, vai continuar. Essa trajetória de recuperação da economia é um fato consolidado e que irá em frente. Por tanto, gostaríamos de transmitir uma mensagem de que podem continuar investido, consumindo, que o país vai manter essa trajetória de crescimento e de recuperação da economia”, afirmou Henrique Meirelles.

Na Alemanha, onde participa do encontro do G20, o ministro da Fazenda comemorou os números da economia e disse que o desemprego deve voltar a cair no início deste semestre.

“A economia brasileira está em trajetória de recuperação. Nós já estamos criando empregos em termos líquidos, o que significa que já há uma estabilização no desemprego, que deve começar a cair a partir do segundo semestre. Nós temos um ganho de renda, a inflação está caindo para patamares historicamente baixos. Isso gera ganho de poder de compra na população. Isso é um mérito deste governo, mérito do presidente Temer, mérito da equipe que escolheu”, disse o ministro.

O País vem amargando números macroeconômicos ruins. A taxa de desemprego ficou em 13,3% no trimestre encerrado em maio, atingindo 13,8 milhões de pessoas. Essa foi a maior taxa para este trimestre desde o início da pesquisa, em 2012. A produção industrial, por sua vez, em 12 meses recua 2,4%.

Já o Produto Interno Bruto registrou alta de 1% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com os últimos três meses do ano passado, mas influenciado principalmente pelo bom desempenho da agropecuária. Na comparação com primeiro trimestre de 2016, o PIB caiu 0,4%. A economia está no patamar de 2010. Excluindo o efeito positivo da agropecuária, a economia brasileira encolheria 0,3% em 2017, segundo projeções do Ibre/FGV.

BNDES

O ministro também comentou em Hamburgo a polêmica que resultou no pedido de demissão de dois diretores do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) por discordarem da posição do novo presidente da instituição, Paulo Rabello de Castro, sobre a nova taxa de juros do banco. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Rabello criticou a TLP (Taxa de Longo Prazo), que substituiu a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo).

“Preciso conversar com o presidente do BNDES para entender qual é realmente a preocupação dele e se ele tem alguma sugestão”, disse Meirelles, defendendo a nova taxa. “Não há dúvida de que achamos que a mudança, a criação da TLP, é positiva. Tanto que propusemos isso, defendemos isso e continuamos defendendo.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Geddel cobrou propina para liberar 2,7 bilhões de reais da Caixa para Joesley comprar Alpargatas, diz delator
Coreias do Norte e do Sul entram em acordo por candidatura conjunta para a Olimpíada de 2032
https://www.osul.com.br/meirelles-diz-que-temer-governo-e-equipe-economica-continuam/ O ministro da Fazenda diz que sua avaliação é que Michel Temer e o governo continuam 2017-07-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar