Quinta-feira, 22 de outubro de 2026
Por Redação O Sul | 19 de agosto de 2020
A menina de 10 anos que engravidou após ser estuprada pelo tio precisou se esconder para entrar no hospital em que realizou o aborto legal, em Recife (PE), no último domingo. Como os dados da criança e o endereço do hospital foram vazados, ela entrou no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) escondida no porta-malas de uma minivan, segundo o jornal O Globo.
O vazamento de informações, que atraiu manifestantes contrários ao aborto para o hospital, será apurado pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo. A aglomeração de grupos religiosos incluía parlamentares evangélicos e interferiu também na chegada de grávidas em trabalho de parto à maternidade.
Para além da pressão realizada por religiosos em frente ao hospital, a menina de 10 anos foi constrangida por um médico dentro da unidade. O profissional teria entrado no quarto da criança domingo à noite questionando a decisão de realizar o aborto, procedimento garantido por lei nos casos de estupro ou de gestação que represente risco à mãe.
Aeronave
A menina deixou o Cisam, da Universidade de Pernambuco, na madrugada desta quarta-feira, dia 19. O governo do Espírito Santo disponibilizou uma aeronave para ela e a avó. Não há informações sobre o destino da criança, para evitar que a menina volte a ser hostilizada por extremistas anti-aborto.
Na noite anterior, antes da partida, a equipe do hospital fez mais um “agrado” para a criança e realizou seu “sonho” de comer um lanche do McDonald’s, segundo Paula Viana, enfermeira e coordenadora do Grupo Curumim, parceiro do programa Pró-Marias, de atendimento às vítimas de violência desde 1996, dentro do Cisam.
A criança acusa o tio de tê-la violentado desde os seis anos. Na terça-feira, ele foi preso em Betim (Minas Gerais) e, segundo a polícia do Espírito Santo, confirmou “informalmente”, os abusos sexuais. Ainda no hospital, a menina descobriu por um celular sobre a prisão e demonstrou alívio. Para a avó, disse: “Ainda bem, porque o vovô pode sair para a rua agora”.
O homem acusado de estuprar a menina foi preso na madrugada de terça-feira. O caso ganhou repercussão nacional na semana passada e o suposto agressor fugiu depois que os abusos foram descobertos com a gestação. Ele foi encontrado em Betim (MG). As informações são do portal de notícias IG e do jornal Extra.
Os comentários estão desativados.