Terça-feira, 29 de setembro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Menino de 5 anos é resgatado sem vida depois de ficar cinco dias preso em poço de 32 metros no Marrocos

Compartilhe esta notícia:

País inteiro se mobilizou no resgate de Rayan. (Foto: Reprodução)

Morreu o menino Rayan Awram, de 5 anos, que ficou cinco dias preso em um poço profundo no Marrocos. O menino foi retirado do local neste sábado (5), após uma megaoperação de resgate que durou quatro dias, mas não sobreviveu.

Retirado do poço por bombeiros e socorristas, Rayan foi imediatamente encaminhado para receber cuidados médicos, mas já estava sem vida. Sua morte foi anunciada em pronunciamento oficial das autoridades do país africano.

O menino havia caído em um poço de 32 metros (o equivalente a 10 andares) na última terça (1º), e o resgate começou oficialmente no dia seguinte. Entenda como foi a tentativa de resgate.

Poço estreito

O poço onde Rayan ficou preso tinha 45 centímetros de diâmetro na abertura, mas se tornava ainda mais estreito ao longo de sua extensão. Não foi possível para os bombeiros descerem pela abertura existente, mas eles enviaram água, comida e oxigênio por ela. Uma câmera também foi descida por essa abertura para observar a situação da criança.

As autoridades correram contra o tempo porque as temperaturas na região podem ser fatais no inverno. Um membro da família de Rayan disse que em alguns momentos o menino chorava e pedia para ser retirado: “me subam”, dizia.

Para retirada do menino do local, esquipes de resgate cavaram um túnel vertical paralelo ao poço, que foi reforçado com uma tubulação de aço para evitar desmoronamento.

Grandes escavadeiras foram utilizadas para retirar a terra. Os riscos de segurança e a dificuldade do terreno fizeram com que a escavação demorasse três dias.

No quarto dia, a profundidade necessária já havia sido atingida e os socorristas então começaram a cavar um túnel horizontal para chegar até a criança. Para evitar deslizamentos, a escavação foi feita com pás e com as mãos — este foi o momento mais delicado da operação. Neste momento, Ryan ainda estava respirando.

Quando os socorristas chegaram até ele, no entanto, Rayan já estava sem vida.

A operação envolveu especialistas em engenharia topográfica, dezenas de bombeiros e socorristas e uma equipe médica. Os pais do menino aguardaram na superfície. Uma ambulância e um helicóptero ficaram em espera no local para prestar socorro o mais rápido possível após o resgate.

A operação mobilizou o país. Centenas de pessoas foram ao local observar o resgate, que também foi transmito ao vivo em redes de televisão.

No sábado, às 13h, o comitê que supervisionou a operação disse que Rayan estava vivo, recebendo suprimentos de oxigênio, mas com alguns ferimentos. Os socorristas alcançaram o menino algumas horas depois, mas ele não resistiu.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Mais 187 brasileiros são deportados dos Estados Unidos
Piloto britânico Lewis Hamilton reaparece nas redes sociais após dois meses e abafa rumores de aposentadoria na Fórmula 1
Pode te interessar