Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral A menopausa precoce atinge mais mulheres abaixo do peso

Compartilhe esta notícia:

Quem começa essa fase mais cedo tem um risco maior de osteoporose e problemas cardíacos. (Foto: Reprodução)

Ser muito magra pode trazer prejuízos para a saúde da mulher. As que estão abaixo do peso ou que já estiveram assim durante a adolescência e em meados dos 30 anos têm grande risco de ter menopausa precoce, caracterizada quando a mulher começa o processo antes dos 45 anos. Esse é o resultado de um estudo divulgado no “Human Reproduction”, jornal da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia.

“A menopausa provoca diversas mudanças no metabolismo: o colesterol ruim aumenta, o bom diminui. A mulher começa a acumular mais gordura no abdômen e também a perder massa óssea. Quem começa essa fase mais cedo tem um risco maior de osteoporose e problemas cardíacos”, explica Ruth Clapauch, diretora do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).

Mulheres abaixo do peso aos 18 anos tiveram um risco 50% maior de ter menopausa precoce se comparadas às magras ou com peso normal. Já aquelas cujo índice de massa corporal é menor que 18,5kg/m² aos 35 anos, tiveram um risco 59% maior que as outras. As que foram muito magras em qualquer idade possuem risco 30% maior de antecipar a menopausa se comparadas àquelas com peso normal.

Problema para engravidar

A menopausa precoce também afeta a capacidade da mulher de engravidar. “Cerca de um ano antes de a menopausa chegar, ocorre uma diminuição da produção de óvulos. Esse estoque mais reduzido vai levar a mulher à infertilidade”, afirma Marcio Coslovsky, especialista em reprodução humana e diretor da clínica Primordia.

A recomendação é que mulheres que tenham um peso muito baixo procurem orientação médica caso queiram engravidar no futuro: “Se ela quiser ser mãe, vai ter que mudar o plano de vida. Quanto antes tentar engravidar de modo natural, melhor. Outra opção é congelar os óvulos se ainda tiver algum”.

A menopausa precoce também pode ser causada por excesso de exercícios físicos ou ser uma condição genética herdada da mãe (que também entrou na menopausa mais cedo).

Alzheimer

Segundo um novo estudo publicado no periódico científico PLoS One, as mudanças metabólicas que ocorrem no cérebro durante o climatério, período de desenvolvimento da menopausa na mulher, podem deixá-las mais vulneráveis ao Alzheimer. De acordo com a Associação Americana de Alzheimer, ser mulher é o segundo maior fator de risco para o surgimento da doença, perdendo apenas para a idade avançada.

A equipe de pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Cornell junto com cientistas da Universidade do Arizona, ambas nos Estados Unidos, examinaram como os cérebros de 43 mulheres, entre 40 e 60 anos, metabolizavam glicose, principal fonte de energia das células cerebrais. Isso por que pesquisas anteriores já haviam mostrado que níveis baixos de glicose no cérebro podem indicar o desenvolvimento do Alzheimer.

Entre as participantes, 15 estavam na fase pré-menopausa, 14 estavam no climatério e outras 14 no período da menopausa, ou seja, um ano após a última menstruação. No final do estudo, as mulheres que estavam no climatério e pós-menopausa, tiveram níveis mais baixos de glicose do que as outras.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Anac divulga para consulta proposta de regulamentação para drones
Ex-chefe da CIA propõe utilizar Al Qaeda contra Estado Islâmico
https://www.osul.com.br/menopausa-precoce-atinge-mais-mulheres-abaixo-do-peso/ A menopausa precoce atinge mais mulheres abaixo do peso 2017-11-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar