Domingo, 26 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Menopausa vai além das ondas de calor: veja sintomas pouco conhecidos

Compartilhe esta notícia:

Compreender os sintomas da menopausa ajuda a mulher a lidar com as mudanças. (Foto: Reprodução)

Quando a mulher nasce, ela já tem um estoque de óvulos determinado geneticamente. Estes são os gametas femininos, que dão origem ao feto quando se juntam com o espermatozoide. Tais óvulos são descartados a cada ciclo menstrual, quando não ocorre a fecundação, ou seja, a gravidez. Assim, à medida que as menstruações forem acontecendo, esse estoque vai diminuindo.

A menopausa, então, marca o momento em que não há mais óvulos para serem utilizados. Dessa forma, não existe a motivação para que a menstruação ocorra, fazendo com que a mulher perca a sua capacidade reprodutiva.

Mas não é só isso. Essa transição também faz com que o corpo da mulher passe por outras mudanças, normalmente associadas a alterações hormonais. Há uma diminuição, por exemplo, na produção de estrogênio e progesterona, o que provoca os sintomas da menopausa.

De acordo com um estudo realizado pelo Departamento de Dinâmica Populacional, da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, a estimativa é que 1,2 bilhão de pessoas estejam na menopausa e na pós-menopausa no mundo até 2030. No Brasil, são 30 milhões de mulheres vivendo essa fase, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os sintomas da menopausa vão muito além das conhecidas ondas de calor, os chamados fogachos, e da irregularidade menstrual. A ginecologista e obstetra Juliana Paola, que produz conteúdos voltados à saúde feminina nas redes sociais, afirma que existem pelo menos outros 100 sinais que indicam a chegada desse período.

Numa publicação recente, a médica chama atenção para alguns sintomas específicos incômodos e pouco comentados que podem afetar mulheres durante a menopausa. Juliana Paola recomenda que, ao identificar esses sinais, a mulher busque ajuda e inicie o tratamento, para que “não se acostume a viver mal”. Na legenda, ela afirma que tudo precisa se adequar. Desde estilo de vida, hábitos até suplementação e reposição hormonal.

1. Dificuldade para enxergar, mesmo com óculos ou lente bifocal.
2. Dor aguda repentina que desaparece em segundos.
3. Percepção de cheiros que mais ninguém sente.
4. Perda da agilidade para desviar de móveis ou obstáculos.
5. Visão periférica de vultos ou “fantasmas”.
6. Esquecimento de coisas básicas.
7. Alteração no paladar, com a comida tendo gosto diferente a cada dia.
8. Sensação de febre, apesar da temperatura normal.
9. Audição de sons que outras pessoas não percebem.
10. Dor nos dentes, mesmo com exame odontológico normal.
11. Sensação de vibração no corpo sem motivo aparente.
12. Sensação de picadas de insetos inexistentes.

Nos comentários, muitas mulheres relatam sentir “99% desses sintomas”. Caso você se identifique, é importante procurar acompanhamento profissional.

Tratamento

O tratamento para menopausa, geralmente, inclui a reposição hormonal, que consiste no uso de hormônios como estradiol, testosterona e progesterona, a fim de restabelecer o equilíbrio e reduzir os sintomas decorrentes da queda desses hormônios.

De acordo com Marisa Teresinha Patriarca, coordenadora do setor de climatério do Serviço de Ginecologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE), o uso de reposição hormonal pode melhorar a qualidade de vida da paciente, e a terapia, no geral, é bem tolerada.

No entanto, o tratamento é individualizado para cada caso, sendo necessário colocar na balança as oportunidades e riscos antes de iniciar a terapia hormonal. Mulheres com risco cardiovascular e que passaram pelo câncer de mama não devem realizar a reposição de hormônios.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Nova variante da gripe detectada na China preocupa cientistas e levanta temor de nova pandemia
Apoiadora de Bolsonaro, Regina Duarte começa a seguir Lula no Instagram
https://www.osul.com.br/menopausa-vai-alem-das-ondas-de-calor-veja-sintomas-pouco-conhecidos/ Menopausa vai além das ondas de calor: veja sintomas pouco conhecidos 2025-10-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar