Terça-feira, 26 de maio de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Mercado amplia para 1,80% previsão de queda do PIB em 2015

Compartilhe esta notícia:

Estimativa anterior era de 1,76%. Dados foram divulgados nessa segunda-feira pelo BC. (Foto: Bia Fanelli/Folhapress)

Economistas e instituições financeiras ampliaram novamente a queda prevista para o PIB (Produto Interno Bruto) em 2015, que foi para 1,80%, quando considerado o centro das previsões. Há uma semana, esperava-se queda de 1,76%, segundo dados do boletim Focus do BC (Banco Central), que foi divulgado nessa segunda-feira. Para 2016, é esperada recuperação de 0,20%, mesma expectativa da semana passada.

No mês passado, o governo reduziu suas metas fiscais para este e os próximos dois anos, abrindo, inclusive, a possibilidade de déficit primário em 2015. Com a alta recente do dólar, que fechou julho a 3,42 reais, as estimativas foram ajustadas para cima. Espera-se que a taxa de câmbio feche o ano em 3,35 reais. Há uma semana, a previsão era de 3,25 reais. Para 2016, espera-se uma taxa de 3,39 reais. Há uma semana, a estimativa era de 3,40 reais.

IPCA e Selic

A expectativa para inflação foi novamente ajustada e deve ficar em 9,25%. Há uma semana, o mercado anunciava 9,23%, acima do teto da meta do governo, 6,50%.

Para o ano que vem, foi mantida a previsão do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) em 5,40%, acima do centro da meta – 4,50%. A Selic (taxa básica de juros) deve ser mantida até o fim de 2015 em 14,25% ao ano, conforme as previsões dos analistas. Para 2016, estima-se 12%. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Supremo retoma julgamentos de furtos de bombom, sabonete e chinelo
Importações despencam e balança comercial tem novo superávit em julho
Pode te interessar