Quinta-feira, 23 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Mercado financeiro prevê inflação acima de 9% neste ano

Compartilhe esta notícia:

Em relação ao PIB de 2015, os economistas estimam uma retração de 1,50% (Foto: Marcos Cunha/Agência Freelancer)

A estimativa do mercado financeiro para a inflação neste ano no País chegou a 9,04%, segundo o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (06) pelo BC (Banco Central). A previsão anterior dos economistas era de que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) fechasse 2015 em 9%. Essa foi a 12ª semana seguida de alta nesse indicador. Para 2016, a estimativa do mercado recuou para 5,45%.

Com a nova alta da inflação, a estimativa do mercado financeiro se equipara à do próprio Banco Central, que, na semana passada, admitiu que o IPCA deve ficar em 9% neste ano, estourando o teto da meta do governo, que é de 6,5%.  Se confirmada a estimativa para o IPCA, a inflação de 2015 atingirá o maior patamar desde 2003, quando ficou em 9,3%.

Em relação ao comportamento do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano, os economistas do mercado financeiro reduziram ainda mais a previsão, para uma retração de 1,50%. Foi a sétima queda seguida. Até então, a estimativa do mercado era de um recuo de 1,49%. Se confirmado, será o pior resultado em 25 anos, ou seja, desde 1990, quando foi registrada uma queda de 4,35%. Para 2016, foi mantida a projeção de alta de 0,5%.

Taxa de juros

A estimativa para a Selic (taxa básica de juros da economia) no fim deste ano ficou estável em 14,5%. Para o fim de 2016, a projeção subiu a 12,06% ao ano. A Selic é o principal instrumento do BC para tentar conter pressões inflacionárias.

Dólar

Nesta edição do Boletim Focus, a projeção do mercado financeiro para a taxa de câmbio no fim de 2015 subiu para 3,22 reais. Para o término de 2016, a taxa avançou  a 3,40 reais.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O drama do país que mais perde população no mundo
Políticos presos em Curitiba, por investigações da Operação Lava-Jato, fazem cursos à distância para reduzir suas penas
https://www.osul.com.br/mercado-financeiro-preve-inflacao-acima-de-9-neste-ano/ Mercado financeiro prevê inflação acima de 9% neste ano 2015-07-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar