Quarta-feira, 22 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Mercado Livre, iFood e PicPay têm instabilidade em dia de falha na Amazon

Compartilhe esta notícia:

A AWS informou que “todos os serviços da AWS retornaram às operações normais” às 19h01. (Foto: Bruno Peres/Agência Brasil)

Plataformas como iFood, Mercado Livre e PicPay foram afetadas nessa segunda-feira (20) por uma falha na Amazon Web Services (AWS), serviço de computação em nuvem. O problema provocou instabilidade em sites e aplicativos em várias partes do mundo. Segundo a agência de notícias Reuters, empresas como Duolingo, Canva, Snapchat, Fortnite e Zoom também foram impactadas.

Além dessas, outros serviços de pagamento, entretenimento, e-commerce e marketplaces apresentaram aumento no número de notificações de erro no Downdetector, site que monitora falhas em plataformas digitais. No entanto, não é possível afirmar que todos os registros estejam diretamente relacionados à falha na AWS.

A Amazon Web Services foi criada inicialmente para atender às demandas da própria Amazon. Hoje, a AWS fornece serviços para terceiros, como hospedagem de sites, armazenamento em nuvem, bancos de dados, inteligência artificial e servidores virtuais. Entre os principais concorrentes da AWS no setor de computação em nuvem estão Azure (da Microsoft), Google Cloud, Oracle e IBM.

De acordo com comunicado da própria Amazon, às 4h11 (horário de Brasília), foi identificado um problema que afetava sistemas de banco de dados e servidores virtuais utilizados por empresas que operam com sua estrutura em nuvem. Durante a tarde, muitos serviços ainda apresentavam instabilidade, conforme informações divulgadas pelo Downdetector.

A AWS informou que “todos os serviços da AWS retornaram às operações normais” às 19h01. Ainda assim, diversas empresas relataram transtornos ao longo do dia e comunicaram que estavam atuando para normalizar seus serviços.

O Mercado Livre, o Mercado Pago e o PicPay confirmaram que as instabilidades verificadas em seus aplicativos estavam ligadas à falha nos serviços da AWS. Em nota, afirmaram estar trabalhando para restabelecer o funcionamento integral das plataformas.

O iFood, que é um dos principais clientes da AWS no Brasil, também se manifestou. A empresa informou que enfrentou instabilidade em um dos seus “fornecedores de tecnologia”, o que pode ter provocado “lentidão ou falhas em alguns serviços”. A equipe técnica do iFood está atuando para garantir o pleno funcionamento do aplicativo.

A OLX declarou que estava trabalhando junto ao seu provedor global para resolver uma “intermitência em serviços pontuais”.

Veja a seguir alguns dos serviços digitais que registraram instabilidade nesta segunda-feira:

* Alexa

* Amazon

* Banco Pan

* Canva

* Claro

* Clash of Clans

* Clash Royale

* Coinbase

* Duolingo

* Fortnite

* HBO

* iFood

* Lyft

* Mercado Livre

* Mercado Pago

* OLX

* Perplexity

* PicPay

* Pinterest

* Prime Video

* Rede

* Roblox

* Robinhood

* Roku

* Signal

* Snapchat

* Stone

* Wellhub

* Zoom

Entre as empresas listadas como clientes da AWS no próprio site da companhia, estão nomes como Snapchat, Prime Video, OLX e PicPay.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Apagão na nuvem da Amazon: o que se sabe sobre a pane mundial
Parlamento do Japão elege Sanae Takaichi, a 1ª mulher primeira-ministra no país
https://www.osul.com.br/mercado-livre-ifood-e-picpay-tem-instabilidade-em-dia-de-falha-na-amazon/ Mercado Livre, iFood e PicPay têm instabilidade em dia de falha na Amazon 2025-10-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar