Sábado, 12 de Junho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
14°
Fair

Rio Grande do Sul Metade do grupo prioritário já recebeu a primeira dose de vacina contra o coronavírus no Rio Grande do Sul. Segunda aplicação contempla 20%

Compartilhe esta notícia:

A exemplo dos demais Estados, Coronavac predomina nas duas injeções. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Até o começo da noite desta quinta-feira (13) apontam que ao menos 2,63 milhões dos habitantes do Rio Grande do Sul receberam a primeira dose de vacina contra o coronavírus, o que representa 50,2% do público-alvo da campanha de imunização. Além disso, mais de 1,08 milhão já foram contemplados com a segunda injeção, ou 20,7%.

Os dados constam no painel de monitoramento da Secretaria da Saúde, atualizado de forma constante. Cabe ressaltar que os segmentos prioritários da ofensiva somam até o momento 5,2 milhões de indivíduos no Estado, para uma população total de 11,3 milhões nos 497 municípios gaúchos.

Desde o começo da vacinação, na segunda quinzena de janeiro, foram aplicadas 3.724.098 de doses, incluindo os três fármacos em utilização no País: a chinesa Coronavac-Butantan, a britânica Oxford-Astrazeneca-Fiocruz e e norte-americana Pfizer-Biontech. Todas têm ciclo de duas injeções, em intervalos que variam conforme o produto.

O Rio Grande do Sul já recebeu 5.355.460 unidades (incluindo as 365 mil de Coronavac e Oxford desembarcaram em Porto Alegre na noite desta quinta-feira). Destas, 4.735.987 foram distribuídas às prefeituras por meio das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) do governo do Estado.

Índices para primeira e segunda dose

No que se refere à primeira aplicação, a Coronavac ainda predomina no Estado, com 59,4%. O imunizante de Oxford aparece em segundo lugar com 40,3%, seguido pela recém-adotada vacina da Pfizer e seus meros 0,4%.

Essa diferença é ainda mais ampla se o parâmetro é a segunda aplicação: o fármaco de origem chinesa lidera com 93,2% do total de procedimentos, ao passo que o britânico responde por 6,8%. No caso da Pfizer, ainda não houve tempo suficiente para o início da segunda dose.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Governo do RS, BNDES e Consórcio Revitaliza dão início ao projeto de revitalização do Cais Mauá, em Porto Alegre
Chegam ao Rio Grande do Sul mais 365 mil doses das vacinas de Oxford e Coronavac. Distribuição começa nesta sexta-feira
Deixe seu comentário
Pode te interessar