Quinta-feira, 08 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 14 de maio de 2015
Estudantes que pretendem se inscrever no Enem neste ano vão pagar mais caro. O Ministério da Educação confirmou, nesta quinta-feira, que a taxa de inscrição passará de 35 reais para 63 reais, um aumento de 80%. Além da mudança, a pasta anunciou também os detalhes da edição deste ano.
As inscrições começam às 10h do próximo dia 25 e seguem até as 23h59 do dia 5 de junho. Já as provas estão previstas para os dias 24 e 25 de outubro. O edital completo com todas as informações será divulgado na próxima segunda-feira (18). “Ainda é uma taxa barata e ainda há um grande conjunto de isenções”, afirmou o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.
Para tentar diminui os índices de abstenção, os candidatos isentos que não comparecem nos dois dias de provas perderão o benefício na próxima edição. Quem justificar a ausência e tiver o argumento aceito não será punido. No ano passado, dos 8.721.946, 2.494.477, o que corresponde a 28,6%, faltaram aos dois dias de prova.
“Nós não podemos jogar fora 2,5 milhões de provas como jogamos ano passado. É dinheiro público que poderia ser usado melhor. Estamos adotando uma medida muito leve, proibindo o participante de não ter a isenção em apenas um ano. É uma responsabilidade moral que é preciso assumir”, explicou Ribeiro.
Outra mudança prevista no edital deste ano é o início das provas, que começará às 13h30. Os portões serão fechados às 13h, mas as provas só terão início meia hora depois. Os minutos extras serão usados para procedimentos de segurança e para dar tempo de todos os candidatos entrarem nas salas. (AG)