Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministério Público vê prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex em Guarujá

Compartilhe esta notícia:

Manifestação ocorre após o STF ter considerado o ex-juiz Sérgio Moro suspeito no caso e anular condenação do ex-presidente (foto)

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
Manifestação ocorre após STF ter considerado o ex-juiz Sérgio Moro suspeito no caso e anular condenação do ex-presidente (foto). (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)

A Procuradoria da República no Distrito Federal opinou pelo arquivamento do caso do triplex em Guarujá (SP), envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na manifestação, a procuradora da República Marcia Brandão Zollinger aponta para a prescrição dos crimes que, em tese, teriam sido cometidos pelo ex-presidente, após a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que considerou suspeita a atuação do ex-juiz Sérgio Moro no caso e anulou a condenação de Lula.

Com a anulação da condenação, a investigação foi encaminhada para a Justiça Federal em Brasília. Além disso, a investigação teria que recomeçar do zero e não seria possível reaproveitar provas colhidas no processo original, de Curitiba.

Diante disso, o Ministério Público federal decidiu que não apresentará nova denúncia contra o ex-presidente Lula no caso do triplex e opinou pelo arquivamento.

“Analisando as penas, tem-se que Luiz Inácio Lula da Silva teve a pena reformada pelo STJ [Superior Tribunal de Justiça], tornando-a definitiva pelo crime de lavagem de dinheiro em 3 anos e 4 meses de reclusão e pelo crime de corrupção passiva em 5 anos, 6 meses e 20 dias. Aplica-se, no caso, o prazo prescricional previsto o art. 109, incisos II e III, do Código Penal, reduzidos pela metade, restando prescrita a pretensão punitiva estatal”, aponta Zollinger.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Empresários se reúnem com o presidente do Senado para pedir votação da desoneração da folha
Emocionado, ex-operador de áudio diz que errou ao bloquear o som no início das chamas na Boate Kiss
https://www.osul.com.br/ministerio-publico-ve-prescricao-e-opina-por-arquivamento-de-denuncia-contra-o-ex-presidente-lula-no-caso-do-triplex-do-guaruja/ Ministério Público vê prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex em Guarujá 2021-12-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar