Terça-feira, 02 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministro Alexandre de Moraes nega ampliação de prazo para defesa de Braga Netto

Compartilhe esta notícia:

A defesa do general voltou a alegar não ter acesso a todos os documentos necessários.

Foto: Isac Nóbrega/PR
A defesa do general voltou a alegar não ter acesso a todos os documentos necessários. (Foto: Isac Nóbrega/PR)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou ampliação do prazo de resposta da defesa do ex-ministro da Defesa, Walter Braga Netto. Moraes é o relator na Corte do caso que trata da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre uma suposta trama golpista.

O magistrado já havia negado o pedido dos advogados de Braga Netto, mas eles entraram com um recurso. Novamente, Moraes negou a extensão de prazo e, dessa forma, a equipe tem até sexta-feira (7) para responder à denúncia.

Além disso, a defesa voltou a alegar não ter acesso a todos os documentos necessários. No entanto, o relator disse que os advogados já possuem “o amplo acesso aos elementos de prova já documentados, inclusive aos elementos de prova mencionados na denúncia”. Moraes encaminhou os autos para a PGR se manifestar em até cinco dias.

Moraes aplicou ao caso o prazo previsto no regimento interno do Supremo, de 15 dias para a apresentação de defesa contra denúncia criminal. A defesa de Braga Netto, contudo, argumenta que a legislação penal e os precedentes da Corte recomendam a concessão de prazo em dobro.

Entre outros argumentos, a defesa alega não haver tempo suficiente para se examinar as centenas de milhares de elementos de prova e documentos que serviram de base para a denúncia. Em um dos HD recebidos, por exemplo, haveria 390 gigabytes de dados e mais de 110 mil arquivos.

Outro argumento dos advogados é o de que Braga Netto teria o direito de apresentar defesa somente depois do tenente-coronel Mauro Cid, que firmou acordo de delação premiada. Esse pedido tem como base o artigo 4 da Lei de Colaboração Premiada, segundo o qual o delatado deve ter o direito de se manifestar após o delator “em todas as fases do processo”.

O mesmo aconteceu com a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, também denunciado pela Procuradoria na tentativa de golpe de Estado. Os advogados pediram 83 dias para responder, tempo utilizado pela PGR para montar a denúncia.

O ministro negou e pediu manifestação da Procuradoria, que endossou a decisão de Moraes contra a ampliação, por inexistência de “previsão legal”.

Braga Netto foi denunciado no fim do mês passado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, junto com o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 32 pessoas. Pela acusação, os envolvidos participaram do planejamento e tentativa de execução de um golpe de Estado e a abolição do Estado Democrático de Direito, entre outros crimes. Com informações dos portais de notícias Agência Brasil e CNN Brasil.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vanderlei Stefani
6 de março de 2025 20:47

Bota o milico no PAU de ARARA que ele entrega o chefe da quadrilha

Vanderlei Ochoa
6 de março de 2025 23:32

Se não fosse o STF e a banda saudável das forças armadas, hoje estaríamos embaixo das patas dessa gente horrorosa, traidora da pátria. Viva o STF. VIVA o povo honesto. VIVA a DEMOCRACIA. Pau nos golpistas.

César Alexandre Jardim Marques
7 de março de 2025 00:07

O Centrão já tá abandonando o circo. O café e o ovo já tá sendo vendido e entregue em carro forte. E os caras da EXTREMA ESQUERDA apaixonados pelo Cabeça de Ovo. Cuidado. Comer abóbora e arrotar picanha causa isto.

Vanderlei Stefani
7 de março de 2025 00:19

PRlSÃO DE EDUARDO BOLSONARO MOVlMENTA AS REDES SOCIAIS DO MUNDO! CH0RADElRA NA FAMÍLIA Bolsonaro

Governo da China anuncia suas próprias tarifas sobre alimentos importados dos EUA e bloqueia vendas para 15 empresas americanas
“Renascido das cinzas”: imprensa mundial destaca retorno de Neymar à Seleção Brasileira
Pode te interessar
4
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x