Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Ministro da Fazenda estuda a criação de imposto temporário para aumentar arrecadação do País

Compartilhe esta notícia:

“Pode ser imposto para atravessar essa travessia", disse Levy. (Foto: Reprodução)

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou neste sábado (5) que o governo brasileiro estuda a criação de um possível imposto temporário para aumentar a arrecadação, após apresentar a peça orçamentária de 2016 com previsão de déficit de 30,5 bilhões de reais. Levy concedeu entrevista na Turquia, após participar de encontro do G-20. O ministro disse que o plano para enfrentar o problema nas contas públicas está em fase de construção, e citou o possível novo imposto.

“Pode ser imposto para atravessar essa travessia. E depois se retiraria. Estamos no meio de uma discussão sobre isso”, afirmou o ministro. “O importante é onde vamos chegar e porque vamos chegar, e é para evitar a degradação [do grau de investimento], porque se não fizermos [o ajuste], aumentamos muitos os riscos e vamos destruir emprego por muitos anos”, acrescentou.

Risco.

Levy ainda disse estar preocupado com a possibilidade de que agências internacionais de risco rebaixem a nota do Brasil para a categoria de “especulativa”. “É importante que todos saibam aonde a gente tem que chegar e por que temos que chegar. A gente tem que chegar (a um equilíbrio nas contas) porque é uma maneira de evitar o downgrade. Se você não tiver isso, aumenta muito o risco do rebaixamento, que vai destruir o emprego. E não vai destruir o emprego agora, vai destruir o emprego por muitos anos. Então a gente não pode ter downgrade”, explicou.

Na entrevista em Ancara, Levy ressaltou que as especulações sobre sua saída do cargo são um “folhetim”. De acordo com a agência de notícias Bloomberg, o ministro garantiu que sua permanência do cargo nunca foi discutida. Esta foi a primeira vez que o ministro falou em público sobre seu futuro no governo Dilma Rousseff.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Milhares de imigrantes que partiram da Hungria chegam a Alemanha e Áustria
Aplicativo WhatsApp chega a 900 milhões de usuários
https://www.osul.com.br/ministro-da-fazenda-estuda-a-criacao-de-imposto-temporario-para-aumentar-arrecadacao-do-pais/ Ministro da Fazenda estuda a criação de imposto temporário para aumentar arrecadação do País 2015-09-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar