Quinta-feira, 18 de junho de 2026
Por Redação O Sul | 10 de dezembro de 2015
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou que o governo quer alterar ainda em 2015 a tributação de alguns investimentos, em uma referência ao projeto em estudo desde o começo do ano para acabar com a isenção para as letras de crédito LCI e LCA.
“Acredito que a gente consiga evoluir, possivelmente ainda neste ano, na tributação de instrumentos financeiros, que nos anos recentes teve um pouco de desorganização e desequilíbrio”, afirmou Levy. “Foram dados benefícios que, mais uma vez, foram usados pelos segmentos de alta renda para ter rendimento sem Imposto de Renda”, completou ele.
O ministro afirmou ainda que essa medida faz parte das iniciativas para trazer equilíbrio da tributação em todos os níveis de renda, a exemplo da medida provisória editada em setembro que aumenta o IR (Imposto de Renda) sobre ganho de capital, para igualar as alíquotas às da renda do trabalho.
Levy disse que essas medidas não têm a visibilidade de um imposto sobre grandes fortunas, mas que essa é a forma como países desenvolvidos agem para obter a progressividade do IR.
O ministro afirmou também que o próximo passo neste setor é rever os subsídios na conta de luz. Segundo ele, o governo quer garantir tarifas adequadas para atender à demanda reprimida por energia elétrica no País, mas que não se pode baixar a conta de luz de maneira artificial. (Folhapress)
Os comentários estão desativados.