Domingo, 21 de junho de 2026
Por Redação O Sul | 8 de maio de 2023
Ministro (foto) tem articulação questionada após sequência de derrotas do governo no Congresso
Foto: Valter Campanato/Agência BrasilEm meio a uma crise na articulação política do governo com o Congresso, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta segunda-feira (08) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que haja conversas com partidos que comandam ministérios.
As primeiras reuniões, segundo o ministro, serão com PSB e PSD. Depois, com MDB e União Brasil. Padilha também informou que o governo está liberando as emendas parlamentares de acordo com o calendário do Orçamento da União. A demora na liberação de emendas é uma queixa dos congressistas com relação ao Palácio do Planalto.
O ministro falou com a imprensa após uma reunião com Lula, na qual foi tratada a estratégia de diálogo com a Câmara e com o Senado. O governo vem de semanas de derrotas no Congresso. Foram criadas quatros CPIs (comissões parlamentares de inquérito). Uma delas, a CPI dos Atos Golpistas, é conjunta na Câmara e no Senado.
As outras três são da Câmara dos Deputados. Entre elas, a CPI do MST, que pode causar desgaste ao governo. Na semana passada, a Câmara derrubou um decreto de Lula que alterava o marco do saneamento básico. Mesmo partidos que têm ministros votaram contra o governo.
“Tivemos uma derrota na semana passada. É raríssimo o time ser campeão invicto. Para ser campeão, você não pode é perder a final”, afirmou Padilha. Sobre as críticas à sua atuação, o ministro se defendeu: “Eu estou acostumado a este cargo. Não sou marinheiro de primeira viagem”.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Começando a distribuição de dinheiro para calar os opositores.
Agora é q ficaremos sabendo se realmente há oposição ou se é tudo teatro.