Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministro de Minas e Energia descarta risco de apagão neste ano no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Acionamento das usinas termelétricas encarece a conta de luz dos brasileiros

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Para os clientes residenciais, reajuste será de -1,3%. (Foto: EBC)

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou nesta terça-feira (11) que, apesar do baixo nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas, o risco de apagão no Brasil neste ano está descartado.

A declaração foi dada durante audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados. Segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), os reservatórios de hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste, que respondem por mais da metade da energia do País, terminaram abril com o armazenamento mais baixo para o mês desde 2015.

O fim do mês de abril marca também o término do período úmido, de chuvas mais intensas, nas duas regiões. De maio a outubro, período mais seco no Sudeste e Centro-Oeste, o armazenamento de água nos reservatórios cai.

“Entre setembro do ano passado e abril deste ano, tivemos a pior afluência dos últimos 91 anos”, disse Albuquerque. Afluência é a quantidade de água que chega aos reservatórios das hidrelétricas em um determinado período.

“Estamos com baixos níveis dos reservatórios, e o início do período seco já começou e não temos perspectivas de chuvas significativas”, completou o ministro.

Termelétricas

Albuquerque disse que o governo acompanha a situação dos reservatórios e vem adotando medidas excepcionais para afastar o risco de apagão no País, entre elas o acionamento de um número maior de usinas termelétricas.

“Fruto desse monitoramento permanente e das medidas que estão sendo adotadas [pelo governo], nós podemos dizer que a segurança energética do País está garantida para 2021”, declarou o ministro aos deputados que participaram da audiência.

As termelétricas geram energia a partir da queima de combustíveis, como diesel e gás natural. Ao acionar essas usinas, o governo reduz a geração hidrelétrica e poupa água dos reservatórios. Entretanto, a energia produzida por elas é mais poluente e mais cara, o que se reflete em aumento nas contas de luz.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Fábrica que falsificava sabão líquido para roupas é fechada em Canoas
Famurs recomenda que os professores sejam incluídos nos grupos prioritários da vacinação contra o coronavírus
https://www.osul.com.br/ministro-de-minas-e-energia-descarta-risco-de-apagao-neste-ano-no-brasil/ Ministro de Minas e Energia descarta risco de apagão neste ano no Brasil 2021-05-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar