Sábado, 06 de junho de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministro do Supremo Alexandre de Moraes diz que a Constituição deu basta na possibilidade de golpismo

Compartilhe esta notícia:

No Supremo, ministro Alexandre de Moraes é o relator da suposta trama golpista

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse, nesta segunda-feira (11), que a Constituição Federal deu um basta na possibilidade de golpismo no Brasil.

Relator das ações penais da suposta trama golpista ocorrida no governo de Jair Bolsonaro, o ministro participou, na manhã desta segunda-feira, de um evento jurídico no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Durante discurso de abertura, Moraes ressaltou que a Constituição Federal garantiu o fortalecimento das instituições após o “período sombrio da ditadura militar”.

“Em 1988, o Brasil, pela Assembleia Constituinte, deu um basta na possibilidade de golpismo, deu um basta na possibilidade de intromissão das forças armadas, sejam oficiais ou paraoficiais, na política brasileira”, afirmou.

Independência do Judiciário

Alvo de medidas de cancelamento de visto e de restrições financeiras pelo governo dos Estados Unidos, o ministro acrescentou que a Carta Magna garantiu a independência do Poder Judiciário brasileiro.

“A partir de 1988, o legislador constituinte concedeu independência e autonomia ao Judiciário. Autonomia financeira, administrativa e funcional e, aos seus membros, plena independência de julgar de acordo com a Constituição, com a legislação, sem pressões internas, externas ou qualquer tipo de pressão”, completou.

No sábado (9), representantes do governo norte-americano voltaram a ameaçar Alexandre de Moraes e outros ministros do STF. Em seguida, o Itamaraty e a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, rechaçaram as postagens do vice-secretário de Estado do governo de Donald Trump.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

7 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vanderlei Stefani
11 de agosto de 2025 21:16

XANDÃO XERIFÃO guardião da democracia brasileira

Vanderlei Ochoa
12 de agosto de 2025 11:41

Olha quem tu apoia…O MARGINAL GOLPISTA. https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j

Jorge Bressan
12 de agosto de 2025 01:08

Democracia!!kkkkk

Vanderlei Ochoa
12 de agosto de 2025 11:40

OLHEM O MARGINAL CONSPIRANDO CONTRA A DEMOCRACIA. QUEM APOIA ESSE MARGINAL, OU É CONIVENTE OU É CRIMINOSO………..https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j

Vanderlei Ochoa
12 de agosto de 2025 14:28

Hahahahahahahahahahahahahahsh

Jorge Schröder
12 de agosto de 2025 12:21

Quem deu o Golpe foi o STF….

Vanderlei Ochoa
12 de agosto de 2025 14:28

Obrigado grande ministro ALEXANDRE DE MORAES. Se não fosse o ministro pegar pesado com os marginais golpistas, hoje estaríamos com o governador SUCCO, o presidente BOLSONARO, o CONGRESSO FECHADO e o povo embaixo das patas desses MARGINAIS. Obrigado XANDÃO.

Presidente da Ucrânia acusa a Rússia de não se preparar para paz e de deslocar tropas
Vigilância Sanitária estadual acompanha ações para conter surto de bactéria multirresistente em hospital de Novo Hamburgo
Pode te interessar
7
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x