Segunda-feira, 21 de setembro de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministros do Supremo André Mendonça e Luiz Fux informam à Polícia Federal que não conseguem acessar a íntegra do celular de Daniel Vorcaro

Compartilhe esta notícia:

Os gabinetes não conseguiram acessar os dados.

Foto: Reprodução
Os gabinetes não conseguiram acessar os dados. (Foto: Reprodução)

Os ministros André Mendonça e Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), informaram à Polícia Federal (PF) nesse sábado (19) que seus gabinetes não conseguiram acessar o conteúdo da mídia com a íntegra dos dados extraídos do celular de Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master. Cada magistrado enviou um ofício ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, afirmando que, até esta tarde, não puderam ter “acesso efetivo ao material ali contido”.

Nos documentos encaminhados neste sábado, ambos registram que receberam uma cópia da mídia referente ao telefone apreendido em 18 de novembro de 2025, durante a primeira fase da Operação Compliance Zero. O aparelho é identificado no ofício pelo número de série e pelos dois números de IMEI.

Segundo os ministros, porém, os gabinetes não conseguiram acessar os dados. Os dois ofícios, que foram enviados separadamente, apontam as duas mesmas possibilidades para o problema: “dificuldades de ordem técnica operacional” ou “algum tipo de defeito contido na mídia entregue”. Por causa disso, afirmam que os dados permanecem indisponíveis para exame e análise.

Os ministros também pedem então à Polícia Federal “o auxílio técnico operacional necessário” e a conferência da “higidez do material especificamente entregue” aos gabinetes. O objetivo, segundo os documentos, é verificar a integridade da mídia e superar qualquer impedimento ao acesso ao conteúdo.

A reclamação ocorre em meio à disputa dentro do STF em torno do acesso ao celular de Vorcaro. Nos últimos dias, o ministro Luiz Fux também pediu à PF acesso integral ao conteúdo do aparelho. Fux e Mendonça pediram acesso ao mesmo material já disponibilizado a Gilmar Mendes e Cristiano Zanin.

O arquivo compactado, enviado pela Polícia Federal por determinação de ministros do STF, tem 500 gigabytes (GB). Para se ter uma ideia, esse tamanho comporta cerca de 140 mil imagens em alta resolução, mais de 120 mil arquivos de áudio em formato MP3 e cerca de 40 horas de filmes em alta resolução.

Os dados estão divididos em pastas com chats, áudios e logs (registros de atividades feitas no aparelho). E há um cuidado especial com o tratamento especialmente para manter a privacidade de questões pessoais que possam estar na extração. Outra preocupação é não revelar dados ligados às apurações que ainda não foram deflagradas ou que possam render novas frentes de investigação.

Os dados extraídos foram organizados pela PF utilizando um software para perícia chamado IPED (Indexador e Processador de Evidências Digitais) para organizar e analisar o material coletado. Esse programa facilita a navegação, permitindo buscas por palavras-chave, em conversas e documentos, além de permitir estruturar arquivos. O sistema também gera um código específico que assegura a integridade das provas e permite analisar se houve tentativa de alteração no material.

A PF usou ferramentas para acessar dados apagados ou protegidos por senha. Peritos da polícia utilizaram softwares especializados para copiar o conteúdo completo do aparelho, recuperar fragmentos de dados e rastrear registros de envio de mensagens e arquivos.

A Polícia Federal disse, em nota, que as cópias entregues “são idênticas à extração realizada do aparelho”. O órgão também afirmou que “o material original permanece integralmente nas dependências da instituição, dentro de cadeia de custódia formalmente documentada, com os respectivos lacres íntegros e mecanismos de verificação de integridade digital”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

18 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Celso
20 de setembro de 2026 06:21

Xandão diz quem pode e quem não pode.

vanderlei stefani
19 de setembro de 2026 23:37

A burrice sempre existiu, mas o orgulho de ser burro foi obra do governo Boisonaro kkk

Eduardo Rodrigues
19 de setembro de 2026 20:48

Os defensores do Ovo, do Caçapa, do Rocambole et caterva são todos decentes…

Eduardo Rodrigues
19 de setembro de 2026 20:46

O do Adelio também não …

roque
19 de setembro de 2026 20:40

Mentira deles. São cupinchas do Vorcaro.
Agora querem inventar, ilações. Mentirosos

Fernando Krause
19 de setembro de 2026 19:44

Muito estranho só os dois ministros acusados pelos outros 4 lulopetistas não conseguirem acessar os dados…
Muito estranho…

vanderlei stefani
19 de setembro de 2026 17:17

Merdonça fazendo 💩💩💩💩💩💩

Box1
19 de setembro de 2026 19:10
Responder para  vanderlei stefani

Se o Mendonça faz merda , então imagina os outros que tu defende 🤣🤣🤣, tu próprio já é um monte de 💩💩💩

vanderlei stefani
19 de setembro de 2026 22:49
Responder para  Box1

Fica frio Bixa1

roque
19 de setembro de 2026 20:41
Responder para  Box1

Esse BOX TAMBEM É MERDA

Vitor
19 de setembro de 2026 19:03
Responder para  vanderlei stefani

E segues ofendendo um magistrado… pensei que a extrema esquerda não fazia isso…

roque
19 de setembro de 2026 20:42
Responder para  Vitor

Que ofendendo. Não sabe ler lá o que ele escreveu.? Mimimimi

Vitor
20 de setembro de 2026 13:49
Responder para  roque

“Me*donça”… pelo jeito foi o senhor que faltou às aulas do Mobral… mas ainda tem tempo…

Eloa Guten não falei isso antes, porque não q
19 de setembro de 2026 17:00

Como??? Se ele falou q o telefone não estava com ele!

Box1
19 de setembro de 2026 19:11

A tá Magda , sempre se fazendo de cega, muda e surda só quando lhe convém

Eloa Guten não falei isso antes, porque não q
19 de setembro de 2026 19:51
Responder para  Box1

Só fiz uma observação, não te perguntei nada , surdo, mudo e inchirido e você!

Adalberto Meneguzzi
19 de setembro de 2026 19:25
Responder para  Box1

Ela não está se fazendo… é uma anta mesmo! Kkk

Eloa Guten não falei isso antes, porque não q
19 de setembro de 2026 19:53
Responder para  Adalberto Meneguzzi

E tu é um jegue, da pior espécie, vive chingando mulheres, vai procurar a tua turma, com certeza, não sou eu idiota, não te perguntei nada!

A conta de luz dos brasileiros deve subir quase o dobro da inflação neste ano
Ministro André Mendonça prepara a sua defesa no Supremo contra “ilegalidades” de denúncia do seu colega Alexandre de Moraes contra ele
Pode te interessar
18
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x