Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministro do Supremo envia para o plenário ação que questiona foro de Flávio Bolsonaro

Compartilhe esta notícia:

Ministro Celso de Mello.

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Celso de Mello rebateu críticas sobre o fato de Zanin ter defendido o presidente Lula na Operação Lava-Jato. (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

O ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), enviou nesta quarta-feira (1º) para o plenário da Corte uma ação que questiona a decisão da Justiça do Rio de Janeiro que levou o caso das “rachadinhas” para a segunda instância. A ação foi apresentada pelo partido Rede Sustentabilidade.

A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio decidiu no final de junho, no dia 25, enviar o processo para a segunda instância por entender que o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) tem direito ao foro privilegiado referente ao mandato de deputado estadual, que exerceu até 2018, ao ser eleito senador.

Adotando o chamado rito abreviado, o ministro questiona a constitucionalidade de atos. Ele pediu informações à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e permitiu que o Tribunal de Justiça do Rio também preste informações sobre o caso.

Na prática, porém, os desdobramentos só devem ocorrer em agosto, quando o STF retornará do recesso do  Judiciário, mesmo com o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, acelerando a tramitação da ação. O senador Flávio Bolsonaro já pediu ao Supremo que arquive a ação.

Além da ação da Rede, o STF analisa uma ação do Ministério Público, sobre o mesmo tema.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Meta da campanha de vacinação contra a gripe é atingida no RS
Deputados aprovam em 1º turno texto-base da PEC que adia as eleições municipais
https://www.osul.com.br/ministro-do-supremo-envia-para-o-plenario-acao-que-questiona-foro-de-flavio-bolsonaro/ Ministro do Supremo envia para o plenário ação que questiona foro de Flávio Bolsonaro 2020-07-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar