Sábado, 22 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministro do Supremo Ricardo Lewandowski suspende ação contra o ex-presidente Lula por compra de caças

Compartilhe esta notícia:

Decisão é provisória e será submetida ao plenário da Corte. Na foto, o ministro Lewandowski

Foto: Nelson Jr/SCO/STF
Decisão é provisória e será submetida ao plenário da Corte. (Foto: Nelson Jr/SCO/STF)

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou nesta quarta-feira (02) a suspensão da ação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) envolvendo a compra de aviões-caça Gripen, de uma empresa sueca. Lewandowski atendeu a um pedido feito pela defesa de Lula.

Segundo o ministro, há “plausibilidade das alegações referentes ao cometimento de atos comissivos e omissivos, eivados pelos vícios da suspeição e incompetência, por parte dos Procuradores da República indigitados pela defesa”, o que, de acordo com Lewandowski, já foi reconhecido em outros processos no STF.

“Não é possível ignorar, pois, que os Procuradores República responsáveis pela denúncia referente à compra dos caças suecos agiam de forma concertada com os integrantes da “Lava Jato” de Curitiba, por meio do aplicativo Telegram, para urdirem, ao que tudo indica, de forma artificiosa, a acusação contra o reclamante, valendo lembrar que investigações do mesmo jaez, relativas aos casos “Triplex do Guarujá” e “Sítio de Atibaia”, foram consideradas inaproveitáveis pelo Supremo Tribunal Federal, por afronta, dentre outros, aos princípios constitucionais do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditório”, afirmou o ministro na decisão.

Lula é acusado de ter cometido suposto tráfico de influência em troca de dinheiro na compra, pelo governo brasileiro, de 36 aviões-caça de uma empresa sueca. À época, ele já não era mais presidente da República.

Segundo o Ministério Público, ele teria indicado que poderia influenciar a então presidente Dilma Rousseff a comprar os aviões da empresa sueca SAAB, e não os da empresa francesa Dassault.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Polícia recupera carro furtado em Porto Alegre com placas clonadas
Temporada de cruzeiros será retomada no próximo sábado no Brasil
https://www.osul.com.br/ministro-do-supremo-ricardo-lewandowski-suspende-acao-contra-o-ex-presidente-lula-por-compra-de-cacas/ Ministro do Supremo Ricardo Lewandowski suspende ação contra o ex-presidente Lula por compra de caças 2022-03-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar