Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Governo entrega ao Tribunal de Contas da União defesa das “pedaladas fiscais”

Compartilhe esta notícia:

O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams (D), levou o documento ao TCU. (Foto: Wilson Dias/Abr)

A AGU (Advocacia-Geral da União) entregou nessa quarta-feira (22) ao TCU (Tribunal de Contas da União) a defesa da presidenta Dilma Rousseff no processo sobre as chamadas “pedaladas fiscais” do governo. A Corte avalia se atrasos nas transferências do Tesouro Nacional a bancos públicos para pagamento de programas sociais, como o Bolsa Família, feriram a Lei de Responsabilidade Fiscal.

O advogado-geral da União, ministro Luís Inácio Adams, foi pessoalmente ao gabinete do presidente do TCU, Aroldo Cedraz, entregar o documento. São 110 páginas de argumentação e outras 900 páginas de documentos anexos. De acordo com o relator do caso na Corte,  Augusto Nardes, não há previsão para o processo ser levado ao plenário do TCU.

Os papéis são assinados pelo advogado da União Rafaelo Abritta. Nardes questionou o fato de os documentos estarem assinados por um representante da AGU e não por Dilma. Adams argumentou que é função da AGU representá-la e lembrou que assina todos os processos judiciais em nome da presidenta, inclusive questionamentos ao Executivo que tramitam no STF (Supremo Tribunal Federal).

Após a reunião, Nardes disse que o TCU fará uma avaliação “técnica” da defesa apresentada pelo governo, para decidir se recomenda a aprovação ou rejeição das contas de 2014 de Dilma.

Em junho, a Corte adiou a votação do relatório prévio que analisa essas contas e deu prazo de 30 dias para que a presidenta esclarecesse indícios de irregularidades encontradas pela fiscalização. De acordo com o tribunal, as “pedaladas fiscais” dos últimos quatro anos somam 40 bilhões de reais.

O governo argumenta que não há irregularidades na manobra de atraso de pagamentos a bancos públicos e diz que esse procedimento já foi realizado pelos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o advogado-geral da União, o uso de recursos próprios das instituições financeiras para pagamento de programas sociais ocorre desde 2000. (G1)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Selo postal com o retrato de Che Guevara é sucesso de vendas na Irlanda
Corrupção no esporte: uma mansão na Ilha da Sardenha, na Itália, era suborno do Catar ao ex-secretário geral da Federação Internacional de Futebol Associado, a FIFA, Jerôme Valcke
https://www.osul.com.br/ministro-entrega-ao-tribunal-de-contas-da-uniao-defesa-das-pedaladas-fiscais/ Governo entrega ao Tribunal de Contas da União defesa das “pedaladas fiscais” 2015-07-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar