Segunda-feira, 21 de setembro de 2026
Por Redação O Sul | 23 de abril de 2026
Em resposta, ex-governador apontou "preconceito" do ministro.
Foto: Fellipe Sampaio/STFO ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), citou nesta quinta-feira (23) a possibilidade de que se façam “bonecos de (Romeu) Zema como homossexual” ao reclamar de críticas do governador ao STF e indagou se isso não seria “ofensivo”. Na mesma fala, Gilmar também citou a possibilidade de uma representação que colocasse Zema como alguém que rouba dinheiro público.
“Se começamos a fazer piadas com coisas sérias, com as instituições, imagine que comecemos a fazer bonecos do Zema como homossexual. Será que não é ofensivo? Ou se fizermos ele roubando dinheiro no estado, será que não é ofensivo? É correto brincar com isso? Homens públicos podem fazer isso?”, indagou Gilmar Mendes, em entrevista ao portal “Metrópoles”.
Na mesma entrevista, o decano questionou se a produção de sátiras sobre autoridades e instituições ultrapassa limites aceitáveis.
Em resposta, Zema afirmou, em publicação na rede social X, que “Esse sujeito (Gilmar) extrapola cada vez mais os limites. Se comporta como um INTOCÁVEL”, escreveu.
Em vídeo, ele também questionou o fato de Zema citar homossexuais e ladrões no mesmo contexto.
“Gilmar, estou achando isso uma vergonha. Você pode mandar fazer um boneco meu de homossexual, de ladrão ou do que bem entender. Pode me satirizar à vontade. O que você não pode fazer é comparar homossexual com ladrão. Sério que você acha que é a mesma coisa chamar alguém de homossexual ou de ladrão? Aí você mostrou o seu mais puro preconceito para o Brasil”, disse.
Zema também interagiu com uma imagem gerada por inteligência artificial que circulou nas redes, na qual aparece segurando uma bandeira LGBTQIA+ e uma placa com a frase “Zema com orgulho”. O político respondeu à publicação com um emoji de risada.
A troca de farpas entre os dois começou quando o ex-governador compartilhou um vídeo retratando uma conversa entre dois bonecos, caracterizados por desenhos de fantoches, que representariam Dias Toffoli e Gilmar Mendes.
No vídeo, Toffoli telefona para Gilmar e pede a ele que anule as quebras de sigilo de sua empresa, aprovada na CPI do Crime Organizado do Senado. Com um diálogo marcado por ironias e caricaturas, Gilmar responde que anularia as quebras e pede em troca uma cortesia no resort Tayayá, no qual Toffoli possuía participação acionária.
O vídeo é uma sátira ao fato de que Gilmar Mendes efetivamente proferiu decisão anulando as quebras de sigilo da Maridt. Essa é a empresa de Toffoli e dos irmãos do ministro que recebeu aportes de um fundo de investimento ligado ao banqueiro Daniel Vorcaro, como mostrou o Estadão.
Na segunda (20), Gilmar Mendes enviou uma representação ao ministro Alexandre de Moraes pedindo a investigação de Zema por compartilhar em suas redes sociais o vídeo debochando dos ministros da Corte.
Na representação enviada a Moraes, Gilmar escreveu que o vídeo “vilipendia não apenas a honra e a imagem deste Supremo Tribunal Federal, como também da minha própria pessoa”.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
ESSE GILMAR MENDES PRA MIM NÃO VALE NADA, MAS COM TODO O RESPEITO UM GOVERNADOR NÃO PODE IR PARA AS REDES SOCIAIS FAZER PIADA COM QUEM QUER QUE SEJA, SE NÃO GOSTA DAS ATITUDES DOS MINISTROS, ENTRA COM QUEIXA CRIME, ( sei que não vai dar em nada) VAI ATÉ OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO E FAZ ALARDE PARA A OPINIÃO PÚBLICA
Cada dia que passa esse senhor ficar mais senil também , um criatura desses já pode ser aposentada , não me importo em pagar para isso , desde que ele suma , assim como outros também
Esse velho acho que senta no patê.
Quer um processo??? E é cabível, depois vem chorar nas redes sociais. Cada um ganha o que pede!