Sábado, 28 de Março de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
28°
Fair

Rio Grande do Sul Morre o ex-prefeito e empresário Horst Volk, fundador da Ortopé e um dos idealizadores do Festival de Cinema de Gramado

Horst Volk estava hospitalizado

Foto: Divulgação
Volk também foi vereador, deputado e secretário estadual. (Foto: Divulgação/AL-RS)

Ex-prefeito de Gramado (Serra Gaúcha) e fundador da empresa de calçados infantis Ortopé, Horst Volk morreu na manhã dessa segunda-feira, aos 86 anos. Ele estava internado havia três dias no Hospital Arcanjo São Miguel, devido à queda no número de plaquetas do sangue. O sepultamento está marcado para as 10h desta terça-feira no Cemitério Evangélico da cidade.

Natural de Campo Bom (Vale do Sinos), Volk comandou o município em 1969-1973 e também foi vereador, deputado estadual, secretário do Turismo do Rio Grande do Sul e presidente da Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados) e um dos idealizadores de eventos como a Festa das Hortênsias e do Festival de Cinema de Gramado. Ele deixa a viúva Rosa Helena e quatro filhos.

Em 1999, a Justiça o condenou a três anos e seis meses de prisão por sonegação de impostos. No ano seguinte, a sentença foi ampliada para quase nove anos, devido a uma acusação de que não repassara ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) as contribuições dos funcionários da Ortopé. A pena, porém, acabaria convertida futuramente em serviços comunitários.

Luto oficial

Além de decretar luto oficial de três dias no município, a prefeitura de Gramado divulgou nota oficial de pesar. Confira o texto, reproduzido a seguir:

“O município de Gramado está enlutado com o falecimento do empresário e ex-prefeito Horst Volk, ocorrido na manhã desta segunda-feira, dia 24. Volk foi nomeado interventor do município no período de 7 de junho de 1969 a 3 de janeiro de 1973, período em que contribuiu para o desenvolvimento do município.

Deixou, também, sua marca como empresário à frente de Calçados Ortopé, tanto na geração de empregos como na divulgação da cidade e manutenção de seus eventos. Em reconhecimento ao seu trabalho político, empresarial e comunitário, o prefeito Fedoca Bertolucci decretou luto oficial de três dias no município. Neste momento, o município também se solidariza com os familiares de Horst Volk”.

Manifestações

Nas redes sociais, políticos gaúchos comentaram a perda. “Lamento o falecimento de Horst Volk, fundador da indústria de calçados infantis Ortopé, criador do Festival de Cinema de Gramado, ex-prefeito de Gramado e ex-deputado estadual. Meus sentimentos à sua esposa Rosa Helena e aos seus filhos”, postou o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, em sua conta no Twitter.

“Meus sentimentos aos amigos e familiares do empresário Horst Volk”, postou no mesmo microblog o senador Luís Carlos Heinze (PP-RS). “Um grande homem que tive o privilégio de conviver. Volk foi o fundador da fabricante de calçados Ortopé. Na política, foi prefeito de Gramado, vereador e deputado estadual.”

O também senador gaúcho Lasier Martins (PSD) foi outro que utilizou o Twitter para lamentar a morte do empresário: “Faleceu nesta manhã Horst Volk, empresário, criador do Festival de Cinema de Gramado, ex-prefeito de Gramado, ex-presidente da Abicalçados, ex-deputado estadual, um homem de grandes realizações. Lamento muito esta perda. Meus pêsames à viúva Rosa Helena e aos três filhos”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Carnaval de rua de Porto Alegre reúne 50 mil pessoas por dia
“Temos que colocar a cabeça no lugar”, diz o ministro Sérgio Moro, após sobrevoar Fortaleza
Deixe seu comentário
Pode te interessar