Domingo, 23 de janeiro de 2022

Porto Alegre
Porto Alegre
33°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Morre Bob Falkenburg, Hall da Fama do tênis e criador da lanchonete Bob’s

Compartilhe esta notícia:

Ex-tenista foi um dos nomes mais proeminentes da sua geração e casou-se com brasileira. (Foto: Reprodução)

Figura histórica no esporte e nos negócios, o ex-tenista e empresário Robert “Bob” Falkenburg morreu aos 95 anos. Campeão de Wimbledon em 1948 e fundador da lanchonete brasileira Bob’s, o norte-americano estava em sua casa, em Santa Ynez, na Califórnia. A informação foi confirmada por sua filha Claudia, que afirmou que o falecimento se deu por causas naturais.

De família ligada à engenharia e ao esporte amador, Falkenburg foi um dos nomes mais proeminentes da modalidade em sua geração. Aos 17 anos, já era top 10 do esporte. Além de ter vencido o prestigiado Grand Slam britânico no fim da década de 40, num confronto épico contra o australiano John Bromwich – salvou três match points –, venceu nas duplas, ao lado de Jack Kramer, no ano anterior. Foi introduzido ao Hall da Fama do tênis em 1974.

Já na década de 40, Falkenburg, que já havia morado em São Paulo e estudado no colégio Mackenzie ao lado da irmã, a atriz Jinx Falkenburg, reforçou sua conexão com o Brasil. Casou-se com a brasileira Lourdes Mayrink Veiga Machado em 1947, que conheceu em uma de suas vindas ao país, e disputou seu último Grand Slam em 1955, quando se mudou definitivamente. O tenista representou as cores brasileiras por duas vezes na Copa Davis, em 1954 e 1955.

Mas sua passagem pelo Brasil ficou marcada pela fundação da cadeia de fast food Bob’s. Tendência nos Estados Unidos, o tenista notou a ausência de estabelecimentos desse tipo no Brasil e se irritou com a falta de opções para comer hambúrguer e milk shake. Após conversar com um amigo que ja empreendia na área de alimentação, decidiu fundar a sua própria franquia, que ganhou seu nome.

A primeira loja foi inaugurada em 1952, em Copacabana, e com o rápido sucesso, outras foram abertas nos anos seguintes. O envolvimento do fundador acabou nos anos 70, quando ele e a esposa decidiram se mudar para a Califórnia. O Bob’s, hoje uma das principais redes de fast food do Brasil, foi vendido à Nestlé/Libby em 1974 e tem mais de mil de lojas no Brasil e na América do Sul.

“Meu pai nunca teve interesse em se tornar um jogador profissional de tênis. Era um amador, era isso. Quando eu estava crescendo, ele não jogava tênis, jogava golfe. O tênis foi algo da parte inicial da vida dele. Ser a filha do dono do Bob’s foi algo que me deu fama. Ele introduziu o fast food no Brasil. Mudou a forma que uma cultura operava”, afirmou à filha à agência de notícias Associated Press.

Bob deixa a esposa, a filha, o filho Robert II, quatro netos e cinco bisnetos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Jogadores de futebol que tiveram covid têm queda de desempenho em campo na Alemanha e na Itália
Sem Neymar, Tite divulga lista para os jogos do Brasil contra Equador e Paraguai; veja os convocados
Deixe seu comentário
Pode te interessar