Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Light Drizzle

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cinema Morre Ettore Scola, diretor italiano dos filmes “O Baile” e “Nós que Nos Amávamos Tanto”

Compartilhe esta notícia:

Diretor tinha 84 anos e morreu no domingo. (Foto: Alessandro Bianchi/Reuters)

Morreu nessa terça-feira, aos 84 anos, o italiano Ettore Scola, diretor de obras-primas do cinema. Segundo a agência de notícias Ansa, ele estava internado em estado grave desde domingo na ala de cardiologia do hospital Policlino, em Roma (Itália). Scola nasceu em Trevico, cidade de um mil habitantes na província de Avellino, em 10 de maio de 1931. Antes de virar cineasta, estudou direito em Roma e passou pelo jornalismo e rádio.

Estreou no cinema em 1964, com a comédia “Fala-se de Mulheres”. Em 1974, ganhou o prêmio César de melhor filme estrangeiro com “Nós que nos Amávamos Tanto” e, dois anos depois, foi eleito o melhor diretor em Cannes (França) por “Feios, Sujos e Malvados”. Em 1984, ganhou o Urso de Prata no festival de Berlim (Alemanha) por “O Baile”. Outras obras conhecidas são “Aquele Que Sabe Viver” (1962), “O Jantar” (1998) e “Um Dia Muito Especial” (1977), que rendeu indicação ao Oscar de melhor ator a Marcello Mastroiani.

Seu último filme foi “Que Estranho Chamar-se Federico” (2013), em que homenageia o amigo e conterrâneo Federico Fellini (1920-1993). Destaque no festival de Veneza (Itália), conta a trajetória de Fellini, seu universo e reconstrói a amizade entre os dois.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema

Banco Central rebate críticas e diz que pode se manifestar sobre juro do Copom
A maioria dos brasileiros não teme a morte ou a velhice, mas tem pavor de se tornar dependente de alguém, revela pesquisa do Datafolha
https://www.osul.com.br/morre-ettore-scola-diretor-italiano-dos-filmes-o-baile-e-nos-que-nos-amavamos-tanto/ Morre Ettore Scola, diretor italiano dos filmes “O Baile” e “Nós que Nos Amávamos Tanto” 2016-01-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar