Quinta-feira, 09 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 25 de janeiro de 2016
O explorador britânico Henry Worsley, 55 anos, morreu enquanto tentava cruzar sozinho a Antártica. Em 71 dias, ele já tinha percorrido 1469 quilômetros e faltavam apenas 48,2 quilômetros para que ele concluísse a volta. O ex-oficial do exército foi levado para um hospital em Punta Arenas, no Chile, com exaustão e desidratação severas, de acordo com a CNN.
Na sexta-feira (22), durante uma nevasca e já com a saúde debilitada, ele precisou pedir ajuda e foi levado para o hospital. Ainda de acordo com a rede de TV americana, ele estava com uma bactéria que provocou uma infecção no abdômen (peritonite bacteriana). O aventureiro foi submetido a uma cirurgia, mas não resistiu, segundo a BBC.
“É com profunda tristeza que comunico que meu marido, Henry Worsley, morreu após falência múltipla dos órgãos”, disse sua esposa, Joanna, em comunicado, segundo a Reuters.
Pai de dois filhos, Worsley partiu em novembro em um projeto para concluir esse percurso que o conhecido explorador britânico Ernest Shackleton já havia tentado, sem sucesso, fazer um século atrás. Worsley puxava um trenó com comida e equipamentos e a jornada tinha previsão de durar 80 dias. Além de marcar o aniversário da expedição de Shackleton, ele arrecadou 100 mil libras para o Fundo Endeavour, que ajuda soldados feridos. As condições meteorológicas intensas e o desgaste da caminhada, no entanto, deixaram Worsley exausto e desidratado.
David Beckham também postou imagem no Instagram. (Foto: Reprodução)
Realeza britânica.
Padrinho da expedição, o príncipe William divulgou uma nota de pesar. “[Príncipe] Harry e eu ficamos muito tristes com a notícia da morte de Henry Worley. Era um homem que mostrava muita coragem e determinação. Perdemos um amigo, mas ele continua sendo uma fonte de inspiração para todos nós”, reagiu, segundo a agência France Presse.
Worsley também recebeu uma homenagem do ex-craque de futebol David Beckham. “Nenhuma palavra pode descrever a tristeza provocada pela perda de Henry, um homem que serviu o nosso país durante tantos anos”, lamentou o astro no Instagram. A iniciativa de Worsley ajudou a arrecadar 130.000 euros para militares feridos, através do fundo Endeavour Fund, com apoio de William e Kate. (AG)