Sexta-feira, 14 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de novembro de 2015
Prefeito de Porto Alegre entre 2002 e 2004 pelo PT e cofundador do partido no Rio Grande do Sul, o economista João Verle morreu na madrugada deste sábado (07), aos 75 anos. Ainda não há confirmação da causa. De acordo com a assessoria de imprensa da legenda, o corpo foi encontrado em seu apartamento por familiares. O velório começa às 16h deste domingo (08) no Cemitério Jardim da Paz, no bairro Agronomia, na Capital. O enterro está marcado para as 14h desta segunda-feira (09).
“Fui informado por um dos filhos dele que o falecimento ocorreu enquanto dormia e tudo indica que tenha ocorrido um mal súbito”, relatou o também ex-prefeito e correligionário Raul Pont. “Todos ficaram surpresos, porque ele estava bem.”
Vice de Tarso Genro na chapa que venceu a eleição para o Paço Municipal em 2000, dois anos depois Verle assumiu a vaga do titular, que renunciou para concorrer ao Palácio Piratini.
Natural de Caçador (SC), Verle foi também professor, secretário da Fazenda da Capital gaúcha e presidente do Banrisul e do Demhab (Departamento Municipal de Habitação), além de comandar diretórios do PT e entidades de classe no setor de economia. Em 1988, alcançou a suplência na Câmara de Vereadores, onde assumiu a titularidade em 1991 e se reelegeu em 1992 e 1996.