Terça-feira, 21 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte A morte do ex-presidente do Grêmio Oly Fachin aos 88 anos

Compartilhe esta notícia:

Fachin comandou o Grêmio nos anos de 1972 e 1973. (Foto: Reprodução)

O Grêmio perdeu mais um de seus expoentes. Faleceu na manhã de domingo (27), aos 88 anos, o ex-presidente Oly Érico da Costa Fachin, que comandou o Grêmio nos anos de 1972 e 1973. Dentre tantos serviços prestados ao Tricolor, clube do seu coração, Fachin também foi vice-presidente do Conselho Deliberativo em 1995, na conquista do bicampeonato da Libertadores. Três anos depois, assumiu a presidência da Casa, onde permaneceu até 2004, tornando-se membro nato do Conselho gremista.

Entre 1975 e 1979, assumiu a Secretaria de Governo da Prefeitura de Porto Alegre. Neste último ano, passou a ocupar a presidência do Instituto de Previdência do Estado, cargo que exerceu até 1982, quando deixou a função para candidatar-se à Câmara dos Deputados nas eleições de novembro do mesmo ano. Eleito, assumiu sua cadeira no Legislativo federal em fevereiro de 1983, tornando-se membro da Comissão de Educação e Cultura e suplente da Comissão do Serviço Público.

Em 2015, Fachin foi outorgado com o título de Cidadão de Porto Alegre, proposta apresentada pelo amigo vereador e conselheiro, Reginaldo Pujol. Oly Fachin nasceu em São Sepé, no dia 2 de setembro de 1929.

Oly Fachin nasceu em São Sepé, no dia 2 de setembro de 1929. O velório ocorre a partir das 8h dessa segunda-feira (28), no foyer do Conselho Deliberativo.

Fábio Koff

Aos 87 anos, o ex-presidente do Grêmio Fábio Koff morreu no dia 10 de maio, após uma semana de internação. Em boletim, o hospital Moinhos de Vento informou que o dirigente havia dado entrada na instituição com um quadro de mal-estar, piora do estado geral e febre. “Inicialmente, foi constatada anemia severa, e exames adicionais evidenciaram infecção hepática”, detalhou o boletim.

“Após resposta clínica apenas parcial aos antibióticos e demais medidas instituídas, o paciente foi transferido ao CTI na segunda-feira, com um quadro de septicemia, insuficiência respiratória e disfunção de múltiplos órgãos”, finalizou. Koff deixou a esposa, Ivone, e dois filhos: o cirurgião-dentista Alexandre Koff e o juiz de Direito Fábio Koff Júnior, ex-conselheiro do clube.

Trajetória

Nascido em Bento Gonçalves, Koff comandou o Grêmio por três gestões (1982-1983, 1993-1997 e 2013-2014), além de atuar como juiz de Direito e presidente do Clube dos 13. O reconhecimento como o maior presidente da história do Tricolor foi motivado pela conquista do Mundial de 1983 e das Copas Libertadores de 1983 e 1995, dentre outros títulos.

Na ocasião, a  direção do Grêmio emitiu uma nota de pesar. “O clube expressa toda consternação pela perda de um símbolo de sua história, responsável pela maior glória já alcançada dentro de campo, e solidariza-se com sua família, amigos e com a torcida tricolor”, ressalta o texto.

O Inter também se manifestou. “Lamentamos, com profundo pesar, o falecimento do ex-presidente do Grêmio Fábio André Koff, multicampeão nos anos 1980 e 1990”, registrou o site oficial colorado. “Em solidariedade à família, amigos e toda a torcida gremista, a bandeira do Sport Club Internacional ficará a meio-mastro.”

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

A terceira edição do Lance de Craque acontecerá no Beira-Rio no dia 21 de dezembro
Inter 2 x 1 Corinthians
https://www.osul.com.br/morreu-aos-88-anos-o-ex-presidente-do-gremio-oly-fachin/ A morte do ex-presidente do Grêmio Oly Fachin aos 88 anos 2018-05-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar