Sexta-feira, 02 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Às vésperas da eleição presidencial, Argentina vive escassez dramática de combustíveis

Compartilhe esta notícia:

Imagens mostram postos de gasolina vazios, com cartazes dizendo que não há mais gasolina

Foto: Reprodução
Imagens mostram postos de gasolina vazios, com cartazes dizendo que não há mais gasolina. (Foto: Reprodução)

Os argentinos encontram obstáculos no início desta semana ao tentar abastecer seus veículos nos postos de combustíveis. Embora seja um significativo produtor de petróleo e gás de xisto, o país tem enfrentado escassez de gasolina e diesel desde o final da semana passada, devido a problemas na capacidade de refino interna e atrasos nas importações causados pela falta de dólares.

Faltando menos de três semanas para o segundo turno, que será disputado pelo ministro da Economia do governo, o peronista Sergio Massa, e o líder da direita Javier Milei, o ministro e candidato ameaçou suspender totalmente as exportações das companhias petrolíferas com operações no país caso o fornecimento não seja normalizado nas próximas 48 horas.

“O petróleo argentino é para os argentinos”, afirmou. “Vou defender o abastecimento interno, vou defender o consumo dos argentinos”, disse Massa.

O governo prometeu a importação de dez barcos de combustível para os primeiros dias deste semana, mas o abastecimento continua em estado crítico na grande maioria do país.

“Massa diz que o desabastecimento é porque as pessoas consomem muita gasolina. É a mesma resposta que dava Maduro quando faltava papel higiênico na Venezuela”, afirmou Milei.

A escassez de combustível resultou em filas extensas nos postos, e muitos estabelecimentos tiveram que fechar enquanto a situação não se normaliza. Imagens revelam postos de gasolina desprovidos de combustível, exibindo cartazes informando que o abastecimento se esgotou.

As cenas de filas nos postos de gasolina de Buenos Aires e das 23 províncias argentinas estampam as principais capas de jornais argentinos nos últimos dias. Milhares de pessoas passam até três horas nos postos onde ainda há gasolina ou diesel esperando para abastecer. Em muitos outros estabelecimentos foram colocados cartazes informando que os combustíveis acabaram, por tempo indeterminado.

“Há 15 dias começaram os boatos sobre desvalorização [do peso], e o que finalmente aconteceu foi que as empresas [do setor petroleiro] retiveram seus estoques. Se não normalizarem [o fornecimento] não sairá sequer um barco de exportação [de combustível]”, declarou Massa, visivelmente irritado com a situação.

Um dos problemas colocado pelas empresas do setor ao governo é o atraso do reajuste de preços do mercado interno. Se nos últimos 12 meses a inflação acumulada da Argentina superou 120%, o preço, em média, dos combustíveis subiu 70%.

O governo vem pressionando as empresas para evitarem aumentos expressivos, mas as companhias, conforme a imprensa local, informaram às autoridades locais não estarem mais em condições de evitar um reajuste maior de preços.

Nas regiões de fronteira com países como Chile, Uruguai e Brasil, milhares de pessoas atravessam todas as semanas para a Argentina para abastecer seus automóveis. Segundo informou o canal de TV Todo Notícias, em cidades que fazem fronteira com estados brasileiros também é frequente ver argentinos que atravessam a fronteira e levam combustível para vender no Brasil.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Conheça a apenada que passou a trabalhar na Defensoria Pública do Rio Grande do Sul
Sancionada lei para garantir pensão a filhos de vítimas de feminicídio
https://www.osul.com.br/motoristas-enfrentam-dificuldades-para-abastecer-os-veiculos-na-argentina-por-falta-de-gasolina/ Às vésperas da eleição presidencial, Argentina vive escassez dramática de combustíveis 2023-10-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar