Terça-feira, 18 de Maio de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
15°
Cloudy

Saúde Movimento Orgulho Autista Brasil no RS realiza a Semana de Conscientização do Autismo

Compartilhe esta notícia:

“Autismo não tem cara, mas tem coração”, é o lema do evento

Foto: Divulgação
“Autismo não tem cara, mas tem coração”, é o lema do evento. (Foto: Divulgação)

Com o lema “Autismo não tem cara, mas tem coração”, o MOAB-RS (Movimento Orgulho Autista Brasil no Rio Grande do Sul) realiza, até sexta-feira (02), a Semana de Conscientização do Autismo no Estado, em conjunto com dez associações parceiras e entidades civis comprometidas com a causa da acessibilidade e da inclusão social.

Segundo o MOAB-RS, o lema é uma resposta à fala preconceituosa do prefeito de um município mineiro que, em entrevista a uma rádio local em janeiro deste ano, disse que “o autismo é aquele que não tem sentimento para com o outro”. A fala, que em nada reproduz a realidade dos autistas, causou indignação nacional, com notas de repúdio de várias associações de autistas e das pessoas com deficiência.

O TEA (Transtorno do Espectro Autista) atinge mais de 2 milhões de pessoas no País, mas ainda não se sabe o número exato, já que o autista só foi incluído no censo do IBGE no final de 2019. Até então, não havia um campo específico para o transtorno. Além disso, os diferentes graus de autismo também dificultam a implantação de políticas públicas efetivas.

Coordenadora do MOAB-RS e mãe de autista, Luciana Mendina afirma que a luta dos autistas por acessibilidade e por inclusão está só começando, embora conquistas importantes tenham sido obtidas nos últimos dez anos. “Felizmente, o Brasil acordou para o autismo. Aprovamos importantes leis que garantem o mínimo de dignidade para os autistas e seus familiares, como a Lei Berenice Piana, que incluiu o autismo no rol da pessoa com deficiência, a Lei Romeo Mion, da Carteira Nacional de Identificação do Autista, e a Lei da Detecção Precoce, que obriga o SUS a aplicar protocolo que detecta riscos psíquicos no bebê desde o nascimento até um ano e meio de vida”, disse ela.

Em razão da pandemia de coronavírus, o evento, totalmente gratuito, não pôde ser feito presencialmente como era a intenção inicial. Ele conta com lives diárias na página do MOAB-RS no Facebook.

Programação do evento:

29/03: Live do MOAB-RS com AMAV, Amparho, AMAFA, Eu Empurro Essa Causa e AUMA, às 17h, direto da página do MOAB-RS no Facebook;

30/03: Live do MOAB-RS com Adriana Trombini, psicóloga especializada em Atendimento Clínico, às 17h. O tema será “O lugar da família na terapia de pessoas com autismo”, direto da página do MOAB-RS no Facebook;

31/03: DIA DE DOAR AMOR; Coordenadores e membros do MOAB-RS doarão sangue em suas cidades com o objetivo de alertar a população sobre a importância do ato. Serão postados relatos, vídeos e fotos na página do MOAB-RS no Facebook;

01/04: Live do MOAB-RS com AFAPA e Autismo e Vida na página da Prefeitura de POA, com participação de Bernardo Martínez, Diretor da Juventude Asperger do MOAB;

02/04: Live do MOAB-RS com Senador Heinze, Deputado Federal Sanderson e Deputado Estadual Eric Lins sobre as conquistas dos autistas nos últimos anos. Tema: “Políticas públicas para os autistas”, às 17h, na página do MOAB-RS no Facebook.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Ernesto Araújo pede demissão do Ministério das Relações Exteriores
Visita mediada virtual ao Arquivo Público do Rio Grande do Sul começa nesta terça-feira
Deixe seu comentário
Pode te interessar